Editorial

Politicaliente

01/12/2017

“A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação.” (Robert Louis Stevenson)

Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

EDITORIAL | Bão dia, tarde ou noite! Afinal, cada um lê a hora que mais lhe convém. O importante é ler, já que faz bem pra saúde, visão, cérebro e também para o vocabulário. Apesar de não sermos restaurante, trazemos algumas quentinhas, outras morninhas e algumas só para constar. Boa degustação!

Publicidade

Coquista? – Em tempos de crise econômica, principalmente no setor público, até pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário é tratado como conquista pelos políticos. Na última quarta-feira, 29, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, anunciou o depósito para quinta-feira, 30, nas contas dos servidores públicos municipais.

Homenagem – Teve até ‘parabéns’ em comemoração ao aniversário do prefeito Rodrigo Proença na última semana. Os alunos do coral Sementes do Futuro, da escola professor Aldo Silveira fizeram a homenagem no SIAM.

Aprovado – Ainda sobre a vizinha Capivari, o prefeito Rodrigo Proença teve as contas de 2014 aprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo.

Aprovado II – Outro que teve as contas de 2014 aprovadas pelo TCE, foi o ex-prefeito de Rafard, César Moreira. A Câmara Municipal também seguiu o parecer e votou a favor da aprovação.

Visita – Nesta semana, o prefeito de Rafard, Uil Maia, acompanhado do vice, Carlão Bueno, e do vereador Alex Sandro Santos, voltaram com uma ótima notícia após visita ao vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e ao deputado Estadual Fernando Capez. Rafard receberá recursos para a compra de ambulância e recape de mais ruas na cidade. Parabéns!

Casa nova – Agora o Iprem de Rafard atende os servidores públicos municipais aposentados ou pensionistas em novo espaço, na antiga biblioteca municipal, no mesmo prédio da Câmara Municipal. A mudança gerará economia do aluguel pago na antiga sede, no Centro da cidade.

 Boa notícia – O vice-prefeito Carlão Bueno participou na sexta-feira, 24, da assinatura do contrato de gestão do Hospital Regional de Piracicaba, que agora será gerido pela Unicamp. O Hospital contará com uma estrutura com capacidade para 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos, sete de Hospital-Dia, além de 10 salas cirúrgicas e o centro de diagnóstico por imagem. Previsto para começar a funcionar em março de 2018, inicialmente serão 60 leitos, divididos entre 30 cirúrgicos, 20 clínicos e 10 de UTI adulto, além de quatro salas cirúrgicas e os atendimentos ambulatoriais. A expectativa é que, já no primeiro ano de atuação, o Hospital Regional realize 18,6 mil consultas médicas e não-médicas, 11,7 mil exames, 3,3 mil cirurgias e duas mil internações. A totalidade dos leitos será destinada aos pacientes SUS.

Marcando presença – O grupo formado pelo presidente da Câmara de Capivari, Bruno Barnabé  e pelos vereadores Flávio Carvalho, Guacyro Justino Alfredo e Rogério Marini, além do prefeito Rodrigo Proença, do vice-prefeito Vitor Hugo Riccomini, e do secretário de Saúde, Ivan Rosatto de Carvalho, também participou da solenidade de assinatura do convênio para gestão do Hospital Regional de Piracicaba, no Palácio dos Bandeirantes. “Nossa Capivari e região terão mais opção de atendimento em cirurgias e leitos de UTI, esta, sem dúvida é uma grande notícia, sobre a qual temos muito que comemorar, afinal nossos vereadores sempre brigaram pela construção do Hospital Regional e pela sua conclusão para atender a nossa população”, comemorou Bruno Barnabé.

O filho é meu – Logo que saiu a edição da semana passada, onde divulgamos a matéria da moto do Detran recebido pelo município, o vereador Alexandre Fontolan fez contato com nossa redação, requerendo a ‘paternidade da conquista’. Segundo o parlamentar, a doação da motocicleta foi intermedida por ele junto ao deputado Estadual Cauê Macris. “O Estado tinha várias motos para fazer doação e através do intermédio do deputado Cauê Macris conseguimos que uma viesse para nosso município, obrigado nobre Deputado Cauê”, agradeceu Fontolan ao explicar a conquista.

Piscinas – Durante uso da tribuna livre na sessão da Câmara de Capivari, o vereador Valdir da Farmácia cobrou a reativação das piscinas nas escolas municipais para pessoas de todas as idades, em especial à Terceira Idade, para realização de hidroginástica.

 Boa pedida – O requerimento do vereador Gamaliel Lourenço de Souza, solicitando estudos sobre a possibilidade da Prefeitura abrir as creches no período noturno foi aprovado e encaminhado ao Executivo. Ótima iniciativa do parlamentar, levando em consideração que com o desenvolvimento industrial de Capivari, diversas famílias trabalham no período noturno. Ainda pensando nos trabalhadores, Gamaliel estendeu o pedido para o atendimento da saúde bucal no período noturno e nos finais de semana.

 Quase lá – As obras das casas populares continuam em ritmo acelerado. Nos últimos dias, foi realizada a canalização das águas pluviais (águas de chuva). Além disso, algumas residências já contam com revestimento, pintura, portas e janelas. Aos poucos, o local ganha forma de bairro e o sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade. Na semana passada, foram realizadas mais de 4.300 inscrições para as 224 casas populares durante os cinco dias. Nos próximos meses os inscritos receberão uma carta da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) no endereço informado avisando sobre a data do sorteio. A entrega das casas será feita em duas etapas, sendo uma em março e outra em novembro.

 Saúde – Na tarde da última segunda-feira, 27, a presidente da Câmara de Rafard, Angela Barboza e o vereador Fabio Santos participam de uma reunião com os vereadores da “Frente Parlamentar Regional Pro-Saúde de Piracicaba”, que tem como finalidade integrar as Câmaras de Vereadores da Micro Região, composta por 14 cidades, a fim de propor ações que visem a melhoria no atendimento à população. Nessa reunião foi proposto que cada município integre a Frente Parlamentar para cobrar do Executivo a Cota de cada procedimento, somando forças para as demandas regionais da área da saúde.

Emprego – A prefeita de Mombuca, Maria Ruth, recebeu em seu gabinete, a diretora da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. O objetivo da reunião foi buscar novas oportunidades de emprego e capacitação profissional. “Estamos em busca de melhorias para nosso município, a reunião foi bastante produtiva, agradecemos a presença da diretora Maria”, pontuou a prefeita.

Capacitação – Funcionários municipais de Mombuca passaram por capacitação para serem facilitadores do Programa “Time do Emprego”, oferecido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Governo do Estado de São Paulo.

Ambulantes – A situação econômica do país tem obrigado cada dia mais trabalhadores a buscarem espaço no mercado informal. Em alguns pontos de Capivari, a situação de ambulantes de outras cidades tem incomodado os comerciantes locais. O vereador capivariano, Valdir da Farmácia, saiu em defesa dos comerciantes locais e pediu mais rigidez na fiscalização de posturas quanto a este tipo de comércio. “Os ambulantes de outras cidades não pagam impostos, não têm um local fixo de vendas e os comerciantes não têm para quem reclamar, bem como o consumidor que compra sem garantias junto ao Código de Defesa do Consumidor”, disse o parlamentar durante o uso da tribuna livre na última segunda-feira, 27. Com a palavra, o departamento de fiscalização e postura do município, que tanto cobra dos munícipes e comerciantes locais, que têm que andar na linha.

E por hoje é só pessoal. Semana que vem, se Deus quiser, e ele quer, a gente tá de volta, sempre com a proteção Divina e da querida mãe Nossa Senhora Aparecida. Bom fim de semana!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo