Opinião

Politicaliente

06/06/2014

Politicaliente

Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)
Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)

Coluna | Por Túlio Darros

Homenagens – Dentre os assuntos discutidos na 18ª sessão ordinária da Câmara de Capivari, na noite de segunda-feira, 2, foram aprovados os homenageados que receberão honrarias na sessão solene em comemoração aos 182 anos do município. O pastor Aparecido Amadeu, indicado pelo vereador Mateus Scarso, receberá o título de Cidadão Exemplar, pelo excelente trabalho à comunidade evangélica. O ex-prefeito e presidente do Capivariano Futebol Clube, Osvaldo Riccomini, será agraciado com o título de Cidadão Benemérito, pelo excelente trabalho realizado como prefeito e à frente do Capivariano, uma homenagem escolhida pelo vereador Bruno Barnabé. E o médico e ex-vereador Arnaldo Nacaratto, escolhido pelo vereador Valdir Vitorino para receber o título de Cidadão Capivariano, pelo excelente profissional e pelo trabalho desenvolvido como vereador.

Moção – A Loja Maçônica Integridade, na ocasião representada por Orlando Carnicelli, recebeu uma Moção de Congratulações dos vereadores Dr. Gillys e Flávio, pelos excelentes trabalhos realizados à sociedade nos 170 anos de sua fundação em Capivari.

Publicidade

Moção 2 – A outra Moção, de Aplausos foi para Roberto Pagotto, instrumentista capivariano vencedor do Mapa Cultural paulista na região de Campinas. Com seu acordeom, Pagotto vem representando Capivari como excelente músico.

Cobrança – O vereador Valdir da Farmácia pediu aumento da fiscalização pelo Departamento de Posturas. Ele comentou que há muita obstrução nas calçadas, dificultando o trânsito de pedestres. “Os donos das calçadas têm que ser orientados a cuidar desse espaço”, ressaltou o vereador.

Impacto – Valdir quer saber qual será o impacto na folha de pagamento do Iprem com o fornecimento do benefício alimentação para aposentados e pensionistas.

Retornando – O vereador Nelson de Souza Soares retornou da licença por 30 dias e agradeceu a atenção de todos do Legislativo.

Fiscalização – Soares ressaltou a importância da Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência e garantiu que, ainda nesta semana, conversará com a secretária, Juliana Pazianotto, sobre a campanha Esta Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto. Solicitou fiscalização mais rigorosa aos motoristas que desrespeitam as vagas especiais. O vereador lembrou que essas vagas são especiais durante 24 horas, não tendo relação com a Zona Azul. Pediu ao secretário de trânsito, um trabalho intenso para a fiscalização e punição aos infratores.

Relembrando – O vereador Gillys Esqutini Scrocca fez uma reflexão sobre o dia da morte do jornalista Tim Lopes, em 2002. A morte de Tim Lopes, segundo o vereador, repercute até hoje. Falou da violência urbana e da necessidade do aumento de viaturas nas ruas.

Celular – Scrocca pediu a implantação de pelo menos um aparelho celular em cada patrulha, devendo o número ser divulgado à comunidade, para cada área atendida.
Pelotão – O parlamentar sugeriu a criação de um pelotão ambiental em Capivari, já que haverá aumento efetivo da Guarda. Segundo o parlamentar, esse pelotão poderá punir os crimes contra o meio ambiente. Para Dr. Gillys, a prefeitura tem que fazer a limpeza e multar, caso o cidadão, proprietário de imóvel com mato alto e sujeira, não execute a limpeza.

Albergue – Dr. Gillys pediu a criação de um albergue para moradores de rua. Ele quer saber sobre esses moradores, para o que sugeriu um cadastro e fiscalização. “Morador de rua é um cidadão que necessita de atenção. Temos que dar assistência, mas também responsabilidade”, ressaltou.

Críticas – O vereador Domingos Antônio Cláudio relatou que foi vítima de uma enxurrada de críticas na semana passada. “A democracia é o melhor sistema porque ela permite que os imbecis possam falar e praticar a sua imbecilidade. Quando eu critico e falo da administração pública, eu jamais fiz condenação a pessoa. Cada um age a sua forma”, disse o parlamentar, se referindo a algum veículo de comunicação da cidade.

Saúde – Flávio Carvalho, líder de governo na Câmara, falou que as reclamações na saúde hoje são muito diferentes das existentes há anos atrás. “Bem ou mal temos recebido sim, benefícios através do Governo do Estado e esses benefícios têm feito diferença. Infelizmente somos uma cidade pobre e esses recursos fazem toda a diferença. Uma das indústrias que está se instalando em Capivari vai gerar receita do ano inteirinho”, comentou. Carvalho contou que visitou a Santa Casa e que a UTI será reaberta, não por disputa política, mas por necessidade. Ele também criticou os prefeitos dos municípios vizinhos, que continuam a mandar doentes para a Santa Casa, mas não mandam nenhum dinheiro para seus custos.

Arrecadação – André Rocha informou que já está confirmada para Capivari a instalação de uma indústria, atualmente em Americana, cujo faturamento chega aos R$ 100 milhões anuais.

Corrida – O vereador Mateus Scarso parabenizou a realização da corrida no domingo de manhã, no entanto, criticou a organização, ou melhor, a falta dela. Segundo ele, moradores reclamaram que ficaram presos no trânsito, já que faltavam informações entre os próprios organizadores. “A gente espera que em outros eventos haja mais organização. O direito de ir e vir foi impedido. O Bairro Jardim Elisa, que só tem um acesso, ficou impedido. Minha dica é que seja feita melhor organização”, criticou.

Filosofando – “Colhemos o que plantamos, é apenas uma questão de tempo!”, disse o prefeito Rodrigo Proença em sua página pessoal no Facebook sobre a assinatura para a prorrogação do plano de trabalho da Rede Coletora de Esgoto do Distrito Industrial (DIC I). “Pra minha surpresa esta conquista foi graças ao pedido feito em 2009, pelos vereadores Rodrigo e Vitão.”

Por hoje é só. Até a próxima semana!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo