Coluna | Por Túlio Darros
Sumido – O vereador Marcelo Puf disse em tribuna que tem sentido a falta da participação do prefeito em programas na Rádio R FM. A fala do vereador foi apoiada pelo locutor e diretor da rádio comunitária Chico Rebete. Sumiu por que prefeito?
NF Paulista – O Projeto de Lei 004/2014, de autoria da vereadora Daniela Parra foi aprovado por unanimidade na 5ª Sessão Ordinária do Legislativo, na terça-feira, 1º de abril, na Câmara Municipal de Rafard. A propositura consiste na disposição de urnas nos estabelecimentos comerciais de Rafard, nas quais o consumidor deposita voluntariamente a sua Nota Fiscal Paulista em favor de entidades filantrópicas e assistenciais, como a Santa Casa, Associação Santa Rita de Cássia ou Casa da Criança.
Lixo eletrônico – O vereador Gillys Esquitini Scrocca está preocupado com a destinação correta do lixo eletrônico e cobrou em tribuna, a implantação de um Programa Municipal de Coleta de Lixo Eletrônico. O vereador disse que a rede pública de ensino municipal possui hoje cerca de 7 mil alunos. Ele afirma que proporá um projeto de conscientização nas escolas junto à Secretaria Municipal de Educação, para que seja implantada coleta voluntária do lixo eletrônico, como pilhas, baterias de celulares, computadores e câmeras fotográficas. A disposição desses equipamentos no lixo comum é irregular e prejudica o meio ambiente.
Valorização – Na manhã de quinta-feira, 27, o prefeito Rodrigo Abdala Proença e a secretária da Saúde, Eliane Piai, estiveram reunidos com profissionais de diversas áreas da Saúde para discutir a valorização, por meio da mudança de referência, e o plano de carreira. Participaram da reunião educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais que solicitaram a criação de uma comissão para desenvolver e colocar em prática o plano de carreira. De acordo com Eliane, a partir da segunda semana de abril, ela se reunirá com os profissionais por categoria para fazer estudo de mudança de referência que suprirá a defasagem dos salários.
Saúde – No último quadrimestre de 2013, mais de sete mil pacientes foram atendidos em consultas de especialidades oferecidas pela Secretaria da Saúde de Capivari. Segundo dados da secretaria, foram realizados também 1.136 ultrassons, 681 radiografias, 86 endoscopias, 975 eletrocardiogramas, 43 laringoscopias, 1.083 acuidades visuais e 64 ecocardiogramas.
Copa – Marcada para os dias 4 e 5 de abril, a abertura da Copa ECPA de Velocidade vem repleta de novidades. Neste ano serão oito etapas durante a temporada, duas a mais do que em 2013. As principais mudanças ocorrem na categoria Turismo, que agora passa a se chamar Marcas e Pilotos. Conhecido por utilizar carros de turismo comuns, agora Marcas e Pilotos, a categoria é disputada e caracteriza por ser um certame multimarca que reúne veículos de tração dianteira, das marcas Volkswagen, Fiat e Chevrolet, em sua maioria, com preparação original dos modelos Gol, Pálio e Corsa. Todos utilizam motores de 1.6, de quatro cilindros aspirados e, além destas, nessa temporada haverá ainda um Citroën C3 entre os participantes. Todas as etapas serão disputadas no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), que possui 2.100 metros de extensão, no interior de São Paulo.
Homenagem – O diretor geral do Instituto Federal de Educação de São Paulo, campus Capivari, professor Waldo Luís de Luca, recebeu o Certificado de Congratulações ao ser homenageado pelos vereadores de Capivari, na 9ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 31, na sala das sessões.
Programa – A Prefeitura de Capivari convocou na última semana, os beneficiários do programa “Bolsa Família” que ainda não realizaram o acompanhamento médico e informou que precisam comparecer aos Postos de Saúde para atualização do primeiro semestre de 2014. A Secretaria da Saúde detectou baixos índices de comparecimento nas unidades e, por isso, convoca aos pais e responsáveis para atualizar o cadastro. Para receber o benefício, os responsáveis pelas crianças menores de sete anos têm compromissos com a Secretaria: levar a criança para vacinação e manter atualizado o calendário de vacina, além de levar a criança para pesar e medir, mantendo os cuidados nutricionais. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem realizar o acompanhamento com a equipe da Saúde, assim como as gestantes e mães que amamentam. Nestes casos, o compromisso é participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde, continuar o acompanhamento após o parto, cumprindo o calendário do Ministério da Saúde, levar sempre o “Cartão da Gestante” e participar das atividades educativas desenvolvidas pelas equipes de saúde, que tratam de temas como aleitamento materno e alimentação saudável.
Seresteiros – Neste domingo, 6, o Coreto da Praça Central de Capivari receberá a apresentação musical do grupo de Seresteiros. O evento terá início às 20h e é organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo.
CCZ – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Capivari interrompeu as castrações de animais particulares. No momento, o CCZ realiza a castração dos animais de rua, medida que visa diminuir a reprodução de cães e gatos nas ruas da cidade.
Meio Milhão – O vereador Júnior Pazianotto confirmou a conquista de mais R$ 500 mil para obras de infraestrutura no município de Capivari. Ele apelou ao deputado estadual Roberto Morais, para o envio de mais recursos extra-orçamentários para Capivari, durante o encontro que tiveram na segunda-feira, 24, na cerimônia de assinatura de convênios, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
Temporário – O vereador e delegado de polícia Gillys Esquitini Scrocca assumiu interinamente a Delegacia de Defesa da Mulher, na manhã de terça-feira, 1º de abril, em Capivari. Após sua chegada à DDM, o delegado já cobrou melhorias para a unidade.
Sede – Os grupos da terceira idade de Capivari receberam um grande presente na última segunda-feira, 31. O prefeito Rodrigo Abdala Proença entregou, simbolicamente, a chave da tão sonhada sede própria. Localizado na Rua Tiradentes, o prédio é amplo e, de acordo com os membros da terceira idade que estiveram na reunião que marcou a entrega, atenderá muito bem as necessidades dos grupos. A entrega da chave foi simbólica, pois o proprietário do espaço está fazendo todas as adequações necessárias no local, sem nenhum custo à prefeitura.
20 milhões – Na segunda-feira, 24, o prefeito Rodrigo Proença e o vice Vitor Hugo Riccomini, acompanhados de secretários e vereadores, estiveram no Palácio dos Bandeirantes e assinaram mais de R$ 20 milhões em convênios, com o Governo do Estado, para as mais diversas áreas do município. Dezenove milhões de reais foram liberados para a construção de 224 casas populares no Bairro Caraça, sem nenhuma contrapartida por parte do município. O próximo passo será a realização da licitação para contratar a empresa que construirá as casas e, logo após, serão abertas as novas inscrições, com data a ser marcada pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Obrigatório – Agora é obrigatório a instalação do taxímetro pelo taxista. O Ipem fará a verificação dos veículos nos dias 9 e 10 de abril, das 9h às 15h. Apesar de a lei dar aos taxistas até 30 de abril para que se regularizem, o uso do taxímetro passa a ser obrigatório para cobrança das corridas a partir do momento da aferição do Ipem.
Cobrando – A Câmara Municipal de Capivari recebeu cerca de 20 empresários dos distritos industriais para discutir melhorias em telefonia e infraestrutura, na tarde de terça-feira, 1, no plenário Abílio Sérgio Anniccinho. Durante a reunião, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, os empresários mostraram suas dificuldades com a falta de conexão de internet e telefonia, além de solicitarem soluções para problemas como asfalto, lombadas e sinalização adequada.
“Esta vaga não é sua nem por um minuto” – A Câmara Municipal de Capivari e a Prefeitura Municipal lançam a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, durante a 10ª Sessão Ordinária do Legislativo, na segunda-feira, 7, a partir das 19h30, na sala das sessões. A campanha é uma iniciativa do vereador Nelson de Souza Soares. Através de uma parceria da Secretaria Municipal de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp) com a Câmara Municipal de Capivari, visa conscientizar motoristas para respeitar as vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Ela consiste na aplicação inicial da Multa Moral, colocada pelos agentes de trânsito municipais nos veículos que desrespeitarem as leis 10.098/00 (Lei de Acessibilidade) e 10.741/03 (Estatuto do Idoso).
Por hoje é só. Semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!