Geral

Politicaliente

Registros – 78 pessoas registraram sua candidatura ao cargo de vereador na cidade de Rafard, 122 em Capivari e 77 em Mombuca.

Mulheres – Nessas eleições, serão 25 mulheres pleiteando uma cadeira no legislativo rafardense, 37 em Capivari e 26 em Mombuca.

Inaptos – Em Rafard, até o momento, quatro candidatos estão inaptos a participar das eleições municipais 2012. Mauro Savassa (PSDB) teve a candidatura a prefeito impugnada pelo Juiz Eleitoral e Rosa Alexandre (PMDB) teve seu registro de candidatura a vereadora impugnada por estar em débito com a Justiça Eleitoral, em virtude de ausência injustificada às urnas em 2006; já Regina Navarro (PSB) e Rosinei Anacleto (PTB) renunciaram à disputa de vereador. Em Capivari, apenas Fabiana Schutz (PPS) renunciou. Mombuca não registrou nenhum problema até o momento.

Ranking – Num total de 78 candidatos registrados para disputar o cargo de vereador em Rafard, o PSC lidera o ranking com 20 registros, seguido do PSDB com 13. Em 3º vem o PMDB e o PTB com 12 candidatos cada. O PPS terá 7 candidatos, PT (6), PDT (3), DEM e PSB (2), PR (1). Em Capivari serão 122 candidatos, e o partido que registrou mais candidaturas foi o PPS com 17 pessoas, seguido do PMDB com 14. Em 3º está o PR com 12 candidatos e em 4º estão empatados com 10 candidatos cada: PSDB e PV. O PP tem 8, PT e PSD (6), PSB e PDT (5), DEM, PC do B e PSL (4), PHS e PSC (3). O PSOL fecha a lista com 2 candidatos. Apesar do tamanho, Mombuca terá quase a mesma quantidade de candidatos que Rafard, serão 77 pessoas disputando o cargo de vereador. O PT lidera o número de registros com 12 candidatos. Em 2º lugar vem o PV com 10, seguido pelo PMDB e PPS, ambos com 8 candidatos. PP, PR, PSDB e PSD tem 7 cada. O PTB tem 4, PSB, PSC e PSOL (2). Encerrando a lista vem o PDT com 1 candidato.

Impugnado – Após a notícia da impugnação de sua candidatura, Mauro Savassa disse a reportagem do jornal O Semanário que irá recorrer à decisão e lutará até o fim. O vereador garantiu ainda que o PSDB não abre mão de lançar um candidato e tem nomes fortes para ocupar o seu lugar caso ele não possa realmente sair. “Com certeza Rafard terá 3 candidatos nessas eleições municipais”, declarou. Agora é esperar pra ver, o bom é que a Justiça Eleitoral é bem mais ágil do que a morosa justiça comum, a que nós, pobres mortais utilizamos. Vá entender!

Deferidos – Os candidatos Leogildo João Vendramin (PPS), Luciano Elias Gonzaga (DEM) e Durval Pereira dos Santos Junior (DEM) citados nesta coluna na edição 1059, após análise e julgamento das denúncias tiveram seus registros aprovados pelo Juiz Eleitoral Portanto os candidatos estão aptos a disputar as eleições em Rafard. Já o candidato Cirilo Munaro (PSC) ainda aguarda julgamento.

Decepção – Tem muita gente chateada e decepcionada com o atual cenário político rafardense. É choro daqui dizendo que está sendo deixado de lado, é grito dali por causa de cabo eleitoral que traiu e passou pro lado de lá. É gente que apoia esse publicamente e ajuda aquele às escondidas. Muitas águas vão rolar. O negócio é ficar atento, afinal, não queremos problemas e sim soluções para nossa querida “terrinha”.

Moeda de troca – Em Capivari, duas entidades que estão diretamente ligadas com o emocional da população vem sendo utilizadas como meio de “se fazer política”. Tudo bem que muitos vão dizer que este colunista está querendo criar polêmica, mas a verdade é que o Capivariano Futebol Clube, em tese o Estádio Municipal “Carlos Colnaghi” e a Santa Casa de Misericórdia de Capivari estão no meio de um fogo cruzado e urgindo de resoluções. São dois grupos digladiando e o que se espera, é que acima de tudo, sejam mantidos os compromissos e missões do servir. Nesse momento político não é hora de fazer revoluções ou realizar protestos, afinal, os interessados tiveram 4 anos pra fazê-lo.

Cassação – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decretou na quinta-feira (26), a perda do mandato do vereador Fábio Luis Quagliato (PMDB) por desfiliação partidária. Segundo a corte paulista, não houve justa causa para a desfiliação partidária, conforme a Resolução do TSE que prevê quatro hipóteses para mudança de partido: em caso de fusão ou incorporação por outro, se houver criação de nova agremiação, mudança substancial ou desvio do programa partidário, ou ainda se ocorrer grave discriminação pessoal do mandatário. Os juízes determinaram a expedição de ofício à Câmara Municipal para empossar o suplente do vereador (Dídimo Miranda – PSDB) no prazo de 10 dias a contar da publicação da decisão. Porém, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Festejando – Parabéns aos amigos da Rádio RFM, em especial aos seus diretores Chico Rebete, Davilson Talassi e Beto Rocha, que comemoram hoje (27), o primeiro aniversário da rádio. Abraço especial à todos os locutores e colaboradores que fazem deste instrumento, uma ferramenta de informação e transformação social.

Vale refletir – “A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos.” Jean Molière

Por hoje é só amigos, semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta com mais informações dos bastidores da política. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?