Três homens foram presos por comercialização ilegal de cigarros eletrônicos em Capivari. Na sexta-feira (24), a Polícia Civil apreendeu mais de 120 unidades de produtos conhecidos como “vape” e mais de 100 unidades de essências usadas em cigarros eletrônicos (vape). A comercialização é ilegal no Brasil.
Toda ação aconteceu sob o comando da delegada Maria Luisa Dalla Bernardina, sendo vistoriados comércios na cidade. Além dos estabelecimentos, os policiais localizaram diversos desses itens com um adolescente no bairro Vila Balan.
De acordo com a polícia, a primeira apreensão foi realizada em um estabelecimento na avenida Pio XII. Em outro comércio, no bairro São Pedro, também foram encontrados diversos cigarros eletrônicos e essências.
Já no terceiro comércio, localizado na rua XV de Novembro, os policiais apreenderam mais caixas de cigarros eletrônicos, quais estavam expostos no balcão de atendimento para a venda.
No Brasil, a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa. Os dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos desde 2009 no país. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.
A operação VAPE II, como foi chamada, deu continuidade a ação que aconteceu em junho deste ano (Operação Vape I), qual resultou na apreensão de mais de 600 cigarros pela Polícia Civil em Capivari.
Os indivíduos irão responder pelo crime de fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde.