A Polícia Civil de Capivari cumpriu na quarta-feira (22), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos.
Segundo informações, o homem não foi localizado durante a Operação “Acauã”, deflagrada no dia 15 de junho deste ano. A ação teve como intuito o combate ao tráfico de entorpecentes e crime organizado.
Foragido desde então, a equipe policial comandada pela Delegada Titular Maria Luísa, por meio dos trabalhos investigativos, obteve êxito em localizar o homem em Jundiaí.
Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Capivari e posteriormente encaminhado para a Delegacia Participativa de Piracicaba (DPP).
Acauã
A operação Acauã desarticulou o tráfico de drogas em nove cidades do interior. A investigação, iniciada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capivari, em novembro de 2021, resultou na deflagração da Operação Acauã, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão preventiva nas cidades de Jundiaí, Indaiatuba, Itu, Atibaia, Hortolândia, Campo Limpo, Paulínia, Várzea Paulista e da própria cidade de Capivari.
O nome da operação faz uma menção a ave “acauã”, que mede no máximo 50 centímetros e é conhecida por se alimentar de serpentes.
A delegada explicou que a maioria dos investigados mantinham serpentes em casa, como estimação ou para inibir os policiais em eventuais mandados de buscas.
Em resumo, 142 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, trinta e seis pessoas foram presas e 2 adolescentes apreendidos em virtude da prática de crimes, tais como: tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Houve também apreensão de dinheiro, drogas, armas e o bloqueio de contas bancárias.