09/12/2016
Plantio de milho deve ser usado em festa na Fazenda São Bernardo
Colheita deve ser utilizada para realização da Festa do MilhoRAFARD | Mais de 50 mil sementes de milho foram fornecidas pela Cooperativa dos Plantadores de Cana da Região de Capivari (Canacap) para o plantio, na Fazenda São Bernardo, em Rafard. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Rafard, a Canacap e a Abaçaí Cultura e Arte – proprietária das terras da fazenda –, com intuito de usar a colheita na realização da Festa do Milho, programada para acontecer nos próximos meses na fazenda.
A ideia, segundo os parceiros, é fomentar a cultura caipira, através de eventos interioranos e, a Festa do Milho é um deles. “A agricultura familiar, ao contrário do que muitos pensam, tem um papel fundamental na produção dos alimentos e na manutenção da economia agrícola brasileira. O homem do campo forma, assim, a base da economia primária do Brasil. Porém, ele carece de incentivos, meios e condições técnicas e econômicas adequadas, as quais deveriam dar os suportes necessários para uma boa qualidade de vida, servindo essas mesmas para incrementar o seu potencial produtivo e a sua relação saudável e equilibrada com o meio ambiente. Com este projeto, estamos dando esse suporte tão importante para os moradores”, explica Márcio Jacob Hessel, chefe do departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard.
Além de Hessel, participaram das reuniões para formar a parceria, o diretor de Comércio, Indústria e Habitação de Rafard, Pablo Panza Pagotto, o gerente geral da Canacap, Fernando Quibáo Júnior, e o engenheiro agrônomo, Antonio César Bresciani.