Região

Piracicaba abriga a primeira edição do Festival Caipira de Circo

Evento circense será realizado em janeiro no Engenho Central. Abertura acontecerá no próximo sábado (11/1), às 15h30, com Malabarindo, da MB Circo. Entrada franca.

Não tem jeito: quando palhaços e palhaças se encontram, sai de baixo. Afinal, vai chover palhaçada e bastante arte circense. E qual o melhor jeito de abrigar tudo isso de forma democrática, diversa e inclusiva? A premiada MB Circo, de Piracicaba (SP), aponta o caminho certo: por meio da primeira edição do Festival Caipira de Circo.

O evento, que estreia no próximo sábado (11/1), às 15h30, no Engenho Central (em frente à Casa do Artesão), em Piracicaba (SP), estende-se até 19/1. E o melhor de tudo: toda a programação é gratuita.

Foto: Divulgação

Promovido pela MB Circo, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, o Festival Caipira de Circo será realizado por intermédio da Lei Paulo Gustavo Municipal | Artigo 8º Demais Áreas.

Ao todo, serão encenados quatro espetáculos, de diferentes estilos de palhaçaria, assinados pelas trupes Cia. Suno (Campinas/São Paulo), Cia. Pé de Cana (Iracemápolis/SP), além da anfitriã, MB Circo, e do artista internacional Sebastian Godoy (Argentina).

“A partir de espetáculos circenses de qualidade, variados e premiados, queremos fomentar, cada vez mais, a arte e a cultura em nossa cidade. No passado, Piracicaba abrigou, por anos, o Festival Paulista de Circo, atualmente realizado em São Paulo. O nosso festival vem preencher essa lacuna e matar a saudade da população piracicabana e da região que sempre receberam bem os artistas circenses e aplaudiram os nossos espetáculos”, destaca Dani Maimoni, palhaça da MB Circo e integrante da organização do evento.

Além de a entrada ser gratuita, o festival abraçará a inclusão e a diversidade. Sendo assim, todas as sessões dos espetáculos contarão com audiodescrição e intérprete de Libras.

“O circo sempre foi uma arte que buscou ser popular, inclusiva e democrática. Por isso, não podemos ir na contramão. Queremos que todos os públicos desfrutem das montagens que prometem arrancar gargalhadas e divertir pessoas de diferentes idades”, avalia a artista.

Apesar de ser a primeira edição, a MB Circo já enxerga um futuro promissor para o Festival Caipira de Circo.

“Além de ampliá-lo e torná-lo cada vez mais plural, com mais convidados e atividades, o nosso desejo é que o evento entre para o calendário cultural e anual de Piracicaba. Bons motivos não faltarão”, conclui.

A abertura

A abertura da primeira edição do Festival Caipira de Circo, que acontece no próximo sábado (11/1), às 15h30, traz à cena o espetáculo Malabarindo, da MB Circo. Por ser configurado a partir de um show de variedades, a plateia pode aguardar por números de malabares (bolas, claves, de contato e facões), esquetes de palhaços, acrobacias em dupla e, claro, palhaçadas e gargalhadas garantidas pela dupla de protagonistas.

“A ideia do espetáculo é transmitir toda a magia do circo de uma forma lúdica, engraçada e gostosa, com uma linguagem popular e adaptável, entendendo com quem está falando e como está se falando. Assim, buscamos ter uma interação com o público e contamos com a participação dele durante todo o espetáculo”, destaca Bruno Peruzzi, o Palhaço Tico. Ao lado dele, a plateia confere a performance de Dani Maimoni, a Palhaça Polenta.

Participação internacional

No domingo (12/1), às 15h30, a plateia será envolvida pela participação internacional do festival: YoYo, protagonizado pelo palhaço argentino Sebastian Godoy.

“O espetáculo convida o público a mexer e a despertar o corpo por meio de diferentes brincadeiras e situações improvisadas. Trata-se de uma obra caótica e imaginária que brinca unindo, ao mesmo tempo crianças e adultos, por intermédio do riso contagiante e transformador”, destaca o palhaço.

A MB Circo

Com onze anos de trajetória na produção artística circense, três espetáculos autorais no repertório e mais de mil apresentações realizadas, a MB Circo, fundada em 2013 no interior de São Paulo por Bruno Peruzzi e Danieli Maimoni, já circulou por onze estados brasileiros, atravessou fronteiras com uma circulação na Argentina e segue presente no circuito dos principais festivais e eventos de circo e teatro do Brasil.

Tendo como foco a palhaçaria, a companhia conta com uma equipe experiente de profissionais, entre artistas, produtores e técnicos, sendo responsável pela produção de projetos culturais de fomento direto e indireto, intervenções circenses e musicais, oficinas e vivências, mostras artísticas, circulação de espetáculos e eventos temáticos.

Programação Completa

Sábado (11/1), às 15h30
Espetáculo Malabarindo, da MB Circo (Piracicaba/SP)

Domingo (12/1), às 15h30
Espetáculo YoYo, de Sebastian Godoy (Argentina)

18/1, às 15h30
Espetáculo Na Roda com Sanduba, da Cia. Suno (Campinas/São Paulo)

19/1, às 15h30
Espetáculo Xinfrim, da Cia. Pé de Cana (Iracemápolis/SP)

Onde: Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, em Piracicaba/SP)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: @mbcirco

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo