Falando de Vinho

Pinotage e África do Sul

A uva Pinotage é a primeira variedade que vem à mente quando se fala em vinhos da África do Sul. Especialidade sul-africana, a Pinotage provavelmente será mais vista em outras terras – pelo menos dentro das garrafas.

O dia internacional da Pinotage, é sempre celebrado no segundo sábado do mês de outubro.
Como surgiu a uva Pinotage? A uva Pinotage foi criada em 1925, por um cientista que cruzou as variedades Cinsault com Pinot Noir.

A idéia era criar um vinho com características da Pinot Noir, porém resistente ao clima da África do Sul.

Publicidade

Curiosamente, a Pinotage não se parece com as progenitoras. Ela gera desde tintos vivos, e suculentos até versões mais densas, taninosas e opulentas com tons de ameixa doce e, muitas vezes, carvalho novo.

É fácil identificar um Pinotage de qualidade inferior, quando a uva é cultivada em um sistema de alta produtividade, eles apresentam coloração mais clara e traços de acetona e alcatrão, bem como pouca frutosidade, também prejudicam alguns desses vinhos.

Além de vinhos tintos varietais e blends, a Pinotage também pode ser utilizada na produção de vinhos fortificados e espumantes.

Outro marco importante para a variedade veio em 1991, quando um vinho Pinotage foi eleito o melhor vinho tinto do concurso Wine and Spirits, em Londres.

Churrasco e Pinotage

Braai – o churrasco ao ar livre da África do Sul – é um festival carnívoro que pode incluir grelhados de antílope, veado, cordeiro, salsichas e carne bovina.

Várias grelhas são armadas ao mesmo tempo e as carnes assadas sem qualquer tempero; portanto, no fim predominam os sabores ricos e defumados.

Que vinhos sul-africanos consideram perfeitos para acompanhar o churrasco? Pinotage e Shiraz, ambos tintos saborosos, rústicos e defumados, que facilmente harmonizam com os sabores das comidas grelhadas.

O que você acha desta uva? Você já experimentou? Espero que esta informação o motive a continuar experimentando os vinhos do mundo.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo