Pedro Silveira Rocha – Poeta e Escritor. Nascido em Piracicaba, em 1915 e chegou a Rafard em 1929. Casou-se, tendo os filhos Eliane, Irani e Pedro Júnior.
Viveu em Rafard 82 anos. Foi poeta, escritor e historiador, imortalizado com seu nome no auditório do Centro Cultural “Júlio Henrique Rafard”.
Autor da principal referência literária sobre a história do município, compôs o livro “Vida Social e Política de Rafard”, em 1987. Dele, também, além dos livros Amor, Doce Amor (versos), de 1960 e uma obra póstuma com o título de Uma Tragédia em Corinto (romance), lançado em 1998.
Foi diretor da Biblioteca Pública Municipal João Prata, criador do Brasão e Flâmula de Rafard, bem como a letra do Hino à Bandeira de Rafard, sendo, também, um dos fundadores da antiga Sociedade Amigos de Rafard (SAR), hoje denominado Clube Social Esportivo Rafard.
Foi colaborador nos jornais O Semanário (de Rafard) e Correio de Capivari (de Capivari), por longos anos, com os seus artigos, crônicas e poesias.
Foi um grande orador, com enorme prevalência como membro da Academia Piracicabana de Letras, além de Membro da Academia Paulistana da História, da Ordem Nacional dos Bandeirantes e do Clube dos Escritores de Piracicaba.
Foi sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.
Faleceu no dia 17 de novembro de 2011, aos 96 anos de idade.