J.R. Guedes de Oliveira

Pedro Silveira Rocha

Pedro Silveira Rocha – Poeta e Escritor. Nascido em Piracicaba, em 1915 e chegou a Rafard em 1929. Casou-se, tendo os filhos Eliane, Irani e Pedro Júnior.

Viveu em Rafard 82 anos. Foi poeta, escritor e historiador, imortalizado com seu nome no auditório do Centro Cultural “Júlio Henrique Rafard”.

Autor da principal referência literária sobre a história do município, compôs o livro “Vida Social e Política de Rafard”, em 1987. Dele, também, além dos livros Amor, Doce Amor (versos), de 1960 e uma obra póstuma com o título de Uma Tragédia em Corinto (romance), lançado em 1998.

Publicidade

Foi diretor da Biblioteca Pública Municipal João Prata, criador do Brasão e Flâmula de Rafard, bem como a letra do Hino à Bandeira de Rafard, sendo, também, um dos fundadores da antiga Sociedade Amigos de Rafard (SAR), hoje denominado Clube Social Esportivo Rafard.

Pedro Silveira Rocha
Pedro Silveira Rocha

Foi colaborador nos jornais O Semanário (de Rafard) e Correio de Capivari (de Capivari), por longos anos, com os seus artigos, crônicas e poesias.

Foi um grande orador, com enorme prevalência como membro da Academia Piracicabana de Letras, além de Membro da Academia Paulistana da História, da Ordem Nacional dos Bandeirantes e do Clube dos Escritores de Piracicaba.

Foi sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Faleceu no dia 17 de novembro de 2011, aos 96 anos de idade.

Fonte: Túlio Darros – O Semanário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo