Pavê de acerola é uma sobremesa surpreendente e refrescante. Fica muito bom e é bem fácil de fazer. A receita é bem simples. Confira como fazer este pavê de acerola criado pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União.
Ingredientes:
Creme de acerola:
- 500 gramas de polpa de acerola congelada;
- 1/2 xícara de chá de água (100 ml);
- 1/2 xícara de chá de açúcar refinada (95 g).
Creme de baunilha:
- 2 xícaras de chá de leite (400 ml);
- 1/2 xícara (chá) açúcar refinado (95 gramas);
- 4 gemas (80 gramas);
- 4 colheres de sopa de amido de milho (32 gramas);
- 1 colher de chá de essência de baunilha (5 ml);
- 1/2 caixinha de creme de leite (100 ml)
Montagem:
- 2 xícaras de chá de leite (400 ml);
- 1 colher de chá de essência de baunilha (5 ml);
- 2 embalagens de biscoito champanhe (150 g cada);
- Raspas de chocolate branco para decorar.
Preparo:
Creme de acerola:
Em uma panela, adicione a polpa de acerola, a água e o açúcar e cozinhe em fogo médio até engrossar levemente. Desligue o fogo, cubra e reserve até esfriar.
Creme de baunilha:
Coloque o leite em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo médio até aquecer. Misture as gemas com o amido em uma tigela e reserve. Adicione delicadamente metade do leite aquecido na mistura de gemas, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela e cozinhe por 3 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, adicione a baunilha e o creme de leite e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve até esfriar.
Montagem:
Misture o leite com a essência de baunilha e reserve. Umedeça os biscoitos no leite e coloque em um refratário (21 x 21 cm), formando camadas intercalando os biscoitos, o creme de baunilha e o creme de acerola, finalizando com o creme de acerola. Reserve em geladeira por pelo menos 3 horas. Cubra o pavê com as raspas de chocolate branco e decore com as acerolas e sirva a seguir.