Coordenador da Pastoral Social, Fé e Política e pároco da Paróquia Sant’Ana, em Piracicaba
Seguindo as orientações dadas por Jesus Cristo e de acordo com a Doutrina Social da Igreja, a Pastoral Social busca estar atuante na sociedade em diversas formas. Não quer ser a resposta, mas, com a ajuda da comunidade, pretende encontrar a melhor resposta para as diferentes situações vividas pelo povo de Deus.
De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Pastoral Social deve ser uma presença, um alerta, uma ação social e uma articulação-parceria (cf.https://cnbbs2.org.br/pastorais-sociais/), ou seja, a Igreja precisa estar presente entre os mais necessitados, olhando a situação que desagrada a Deus, denunciando aos órgãos competentes para que providencias sejam tomadas e, a partir daí, despertar para que algo novo possa acontecer.
Gritar muitos gritam, porém, é necessário encontrar o caminho de saída. Como cada comunidade, ou cada grupo tem sua identidade própria, é preciso ver o que melhor atende as diferentes realidades. Não adianta querer padronizar o trabalho pastoral.
Diante disso, é preciso promover uma mudança de vida em todos os níveis: social, econômico, religioso, político. Essa mudança vem do interior de cada pessoa, porém, numa sociedade sem objetivos, como atingir isso? O anúncio de esperança vem de diversas formas, através das pastorais da Criança, do Menor, da Sobriedade, Afro, Carcerária, da Aids, Pessoa Idosa, da Saúde, dos Migrantes, Surdos e Indígena.
É saber olhar para quem está à nossa frente como Jesus olhava para aqueles que estavam ao seu redor e continua, até hoje, a olhar através da Igreja.
A Diocese de Piracicaba está buscando desenvolver um trabalho dentro das comunidades e, a cada dia, profissionais estão se apresentando para ajudar o nosso povo. São médicos, estudantes de diversas áreas, leigos e leigas com o coração aberto para caminhar, para ouvir e para abraçar aqueles que estão em situações difíceis. Pessoas que deixam momentos de lazer, da família para ser a família do Reino.
É dessa forma que o diálogo acontece quando todos, cristãos e não cristãos, unindo as mãos, buscam transformar a sociedade que Deus colocou diante de todos nós. Não queremos outra sociedade, mas queremos uma sociedade voltada para os mais necessitados, na esperança de que, um dia, “todos sejam um” (Jo 17,21a).
IGREJA EM NOTÍCIAS
TRANSFERÊNCIAS I – O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, deu início às alterações nos setores do governo pastoral da Diocese de Piracicaba, conforme havia anunciado na última semana, logo após a divulgação das transferências de párocos para 2023.
A primeira mudança a ser concretizada no governo diocesano foi na Chancelaria. O padre Claudemir da Silva, pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, já responde como novo chanceler do bispado na Diocese, posto que era ocupado pelo monsenhor Monsenhor Jamil Nassif Abib.
TRANSFERÊNCIAS II – O padre Claudio Henrique Furlan, atualmente vigário paroquial da Paróquia São João Batista Precursor, em Piracicaba, foi nomeado pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, na quarta-feira (16), para o ofício de Cerimoniário Episcopal e Mestre de Cerimônias do Sólio Episcopal.
Com a nomeação, padre Claudio passa a ocupar a função que até então era exercida pelo padre Mateus Kerches Nicolucci, que atualmente desempenha também o ofício de Assistente Pastoral da Paróquia São José de Tupi, em Piracicaba.
MÃES – O Movimento das Mães que Oram pelos Filhos realiza, no dia 27, a partir das 13h30, encontro formativo na Escola Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, em Rio das Pedras. As pessoas interessadas em participar já podem preencher a ficha de inscrição on-line (link: https://bit.ly/3ghRRrW).
O evento contará com a presença do padre Carlos Guimarães, diretor espiritual estadual do movimento, e Mara Ortiz, coordenadora estadual. Haverá celebração da Santa Missa presidida por Dom Devair a partir das 17h30.
NOVA SUÍÇA I – O espaço onde funcionava o Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba, será reativado a partir de fevereiro de 2023 como Centro de Espiritualidade Nossa Senhora de Pentecostes, atendendo como casa de retiros para grupos de fiéis, pastorais e movimentos de toda a região. A agenda para atividades está aberta e as reservas já podem ser feitas pelo telefone (11) 99685-8082.
NOVA SUÍÇA II – A propriedade onde funcionará a nova casa de retiros pertence à Diocese de Piracicaba e a administração do espaço foi confiada pelo bispo diocesano ao Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, instituição formada pelos sacerdotes e religiosos salvistas (SJS).