Geral

Páscoa é vida nova

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Mais uma vez, estamos celebrando a Páscoa. Páscoa significa passagem. Era uma festa judaica celebrando a passagem do Mar Vermelho, por onde Moisés conduziu o povo hebreu da escravidão do Egito até a Terra Prometida. Com a morte e ressurreição de Jesus, a Páscoa celebra a passagem da morte para a vida, do pecado para a graça de Deus, da tristeza para a alegria, da doença para a saúde, sendo a Páscoa a principal festa da Igreja Católica e de toda a cristandade. Também temos os mandamentos da nossa Igreja de confessar e comungar pela Páscoa da Ressurreição.
A Páscoa foi precedida do tempo da Quaresma, quando, por quarenta dias, fomos convidados a aumentar nossos tempos de oração, a dedicar-nos mais à solidariedade e à penitência. Acabando a Quaresma, iniciamos a Semana Santa, na qual a Páscoa é o ponto alto. A festa da Páscoa também é preparada pelo Tríduo Pascal e seguida da Oitava de Páscoa, ou seja, ela é continuada por oito dias, além de em todos os domingos recordarmos a ressurreição de Jesus. É bom termos consciência que a Páscoa é mais importante que todas as outras festas cristãs, inclusive o Natal.
Os símbolos pascais mais conhecidos são: o Círio Pascal, vela grande e grossa abençoada no Sábado Santo e que representa Jesus luz para a vida das pessoas; a água, que significa vida, limpeza, purificação; a pomba pascal, geralmente na cor branca, que denota harmonia, fraternidade universal; o ovo de páscoa, que simboliza vida nova; o coelho, conhecido pela grande reprodução, mostrando a renovação da vida; o pão e o vinho, utilizados por Jesus como seu corpo e seu sangue na nova Páscoa; o cordeiro, comido pelos judeus na Páscoa e que representa o próprio Jesus imolado pelos nossos pecados.
Neste Sábado de Aleluia, teremos a celebração em nossa Matriz N. Sra. de Lourdes, às 19h30, com a celebração de batizados, além de utilizarmos velas e flores e tocarmos os sinos. No mesmo horário, teremos missa na Capela Nossa Senhora Aparecida. As missas no Domingo de Páscoa serão às 8h, na Capela Aparecida, transmitida pela Rádio R FM, 107.9 mHz, e com distribuição de ovo de Páscoa para cada criança presente; às 9h30, na Matriz, também com distribuição de ovos de Páscoa para as crianças; e às 19h30, na Capela Santo Antônio. A todos e a cada um dos leitores, votos de uma feliz e abençoada Páscoa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?