NotíciasRafard

Palestra sobre combate à baratinha-do-fígado

Palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Fernando Zucks, da Microsules, que explicou aos produtores sobre a baratinha-do-fígado (fascíola hepática) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Fernando Zucks, da Microsules, que explicou aos produtores sobre a baratinha-do-fígado (fascíola hepática) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Fascíola hepática ou barata-do-fígado, como é conhecida, é um verme achatado que causa inúmeros danos aos produtores, principalmente de bovinos

A prefeitura de Rafard, através de seu corpo técnico, representado pelo Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, do veterinário Gustavo Bicudo e do Chefe de Agricultura e Pecuária, André Quagliato, em colaboração com as Casas da Agricultura de Rafard e Tietê, organizou uma palestra no bairro Sete Fogões, no Sítio Santa Cruz, com o tema “Verminoses dos ruminantes”, na última terça-feira, dia 26.

O proprietário do sítio, João Batista Siqueira, recebeu mais de 50 participantes das cidades de Rafard, Capivari, Tietê, Laranjal Paulista e Piracicaba. O palestrante foi o médico veterinário, Fernando Zucks, da Microsules, que explicou aos produtores sobre a baratinha-do-fígado (fascíola hepática), uma verminose responsável por acometer os seres humanos e os ruminantes. Este verme ataca os bovinos que se encontram normalmente em pastagens úmidas, pois para fechar o ciclo do parasita, este, necessita passar por um caramujo (Lymnaea), que vive em locais de muita umidade.

Zucks ressaltou que o parasita reduz a produção de carne, leite e lã, interferindo diretamente na fertilidade. Ele ainda abaixa a imunidade e determina a condenação do fígado.
Para tal solução, foram apresentados vermífugos que eliminam o parasita, podendo ser facilmente adquiridos em mercados específicos.

Publicidade

“A nossa preocupação é levar a informação que seja útil mediante a necessidade e demanda dos produtores de Rafard. Por isso o Fernando (Zucks) pôde explanar o tema e levar soluções para problemas corriqueiros no dia-a-dia dos produtores”, detalhou o Chefe da Casa de Agricultura de Rafard, Décio Leite.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?