J.R. Guedes de Oliveira

Ovídio A. Guidetti – Dr.

Ovídio Antonio Guidetti – Médico e Empresário. Nasceu em Capivari, no dia 4 de junho de 1902. Era filho de César Guidetti e de Dona Maria Tizziani Guidetti. Médico dos mais renomados, casou-se com Zilda Annicchino Guidetti.

Fez o curso primário em Capivari. O colegial, estudou no Colégio Diocesano “Santa Maria” em Campinas. Ingressou com distinção na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e defendeu tesa em 19 de março de 1928, sobre “Diagnóstico Diferencial entre Peritonismo e Peritonite”, necessário para obtenção do Grau de Doutor em Medicina e uma Cadeira de Clínica Cirúrgica. Iniciou suas atividades no Hospital “Círculo Italiano”, hoje Casa de Saúde Campinas.

Após alguns anos, passou a residir em Capivari, onde outros médicos como Dr. Mário Dias de Aguiar, Dr. André Dias de Aguiar, Dr. João Adolfo Stein e seu cunhado Dr. Sebastião Armelin já clinicavam.

Publicidade

Prestou relevantes serviços médicos à Santa Casa de Misericórdia de Capivari. Posteriormente, foi nomeado médico no Posto de Puericultura de Capivari, sendo removido para o Posto de Saúde São Roque em Campinas e daí para o Posto de Puericultura de Elias Fausto, onde trabalhou até aos 70 anos, quando aposentou-se compulsoriamente.

Ovídio A. Guidetti - Dr.
Ovídio A. Guidetti – Dr.

Mesmo aposentado, voltou a clinicar, atendendo “pró-honore” os carentes e os amigos até alguns meses antes de sua morte. Exercendo suas atividades como verdadeiro sacerdócio, foi ao lado dos citados profissionais como o médico da pobreza.

Será sempre de bom alvitre lembrarmos que como amigo pessoal do governador Adhemar de Barros, tendo como prefeito Romeu Annicchino, conseguiram resolver o problema da água em Capivari, construindo a barragem e estação de tratamento no bairro da estação.

Foi um dos mais respeitáveis líderes políticos de nossa região, pois era admirado até pelos ferrenhos adversários.
Como já dissemos, o Dr. Ovídio nasceu em Capivari, casou-se com Zilda Annicchino Guidetti, portanto ambos, filhos das mais tradicionais famílias capivarianas, sempre honraram sua terra e, apesar desta feliz união não ter filhos, tiveram sempre no Dr. Leonardo Guidetti, o dedicado “filho” que em momento algum deixou de enaltecer seus valores, amando-os e respeitando como o “filho legítimo”, deve respeitar os pais.

Pela invejável folha de serviços prestados à comunidade, em 1988, o poder público municipal de Capivari, por lei, oficializou e passou a denominar “Posto de Saúde Dr. Ovídio Guidetti”, o Posto de Saúde Municipal instalado no bairro Engenho Velho, a tão ilustre médico da cidade.

Foi proprietário da “ZWY-5 Rádio Independência de Capivari”.

Faleceu no dia 21 de junho de 1988. Uma das maiores e brilhantes figuras da “Cidade dos Poetas”.

(Fonte: Marinho Dal Fabbro)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo