Geral

‘Operação Estiagem 2014’ visa conscientizar produtores rurais e urbanos quanto ao desperdício de água

14/11/2014

‘Operação Estiagem 2014’ visa conscientizar produtores rurais e urbanos quanto ao desperdício de água

Departamento de Agricultura e Pecuária está orientando os produtores sobre os dez pontos aos quais eles devem se atentar
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Produtores foram alertados quanto aos riscos de falta d’água (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Preocupado com a estiagem, a prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, está fazendo um trabalho de conscientização com os produtores rurais e urbanos. O ponto chave é evitar o desperdício de água em Rafard.

Chamado de “Operação Estiagem 2014”, a iniciativa da prefeitura consiste na entrega de folhetos e orientação. O material que vem sendo entregue foi cedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e expõe dez pontos aos quais os produtores devem se atentar. O responsável pela divulgação e amplitude do projeto na cidade é o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel.

De acordo com ele, o sistema de irrigação é um dos mais usados no município e o trabalho de orientação alerta os produtores quanto aos riscos da falta d’água. “A irrigação é a atividade que mais consome água na agricultura. Nossa intenção é diminuir a utilização de recursos hídricos e, para isso, diversos cuidados devem ser tomados sem comprometer a qualidade da produção. Planejar o horário da irrigação e ter mais atenção com o manejo são fundamentais no processo”, diz Hessel.

“Outro exemplo é a reutilização de gramas de praças e jardins na cobertura dos canteiros, retendo a umidade do solo e diminuindo a utilização desse recurso essencial na sobrevivência dos seres vivos”, completa. O monitoramento da umidade do solo, evitando vazamentos nas tubulações e a utilização de água de reuso em alguns casos são outras medidas a serem trabalhadas.

Projeto de lei

Além dessa ação, a prefeitura protocolou recentemente projeto de lei que visa punir o desperdício de água no município. Caso seja aprovado, uma campanha sobre o uso racional da água será intensificada em Rafard, e o morador que for flagrado desperdiçando água será multado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?