01/12/2014
Operação da Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em roubo de tratores
Equipes de Capivari, Elias Fausto e Paraná localizaram dois tratores e mais de mil quilos de grãos de soja na estrada rural que liga Cardeal a Salto; duas pessoas foram presas
ELIAS FAUSTO – Policiais civis de Capivari, Elias Fausto e Paraná desmantelaram uma quadrilha de roubo, furto e receptação de tratores e carga que agia na região e no interior do Paraná. A operação foi realizada na terça-feira, 25. As investigações foram iniciadas na cidade de Bandeirantes (PR) e entorno, originando na prisão de integrantes da conexão em Elias Fausto, após interceptação telefônica.
O rastreamento do aparelho celular de um dos integrantes, conhecido como Japão, de 32 anos, morador de Itambaçara (PR), apontou que ele estaria conduzindo um trator e grande quantidade de grãos de soja até a região de Capivari. O suspeito teria oferecido o produto de origem criminosa a um comerciante de implementos e máquinas agrícolas da cidade, de 52 anos.
Ele foi detido quando saía do sítio do produtor em uma motocicleta, na estrada rural de Buru, que liga Cardeal a Salto, após vender um trator New Holland e uma carreta com cerca de 1.200 quilos de grãos. O veículo e a carga haviam sido roubados próximo à Bandeirantes e estavam sendo comercializados pelo suspeito no valor de R$ 30 mil. Ambos foram presos em flagrante por receptação dolosa.
De acordo com o delegado de Elias Fausto, Gillys Scrocca, que trabalhou ao lado do delegado da 39ª Delegacia de Bandeirantes, Michael Araújo, no sítio foi encontrado ainda outro trator, da marca Massey Ferguson, que havia sido roubado há um ano e meio de um família também no interior do Paraná. O veículo será devolvido aos proprietários. Os produtos do crime foram avaliados em R$ 100 mil.
Scrocca afirmou também que a investigação continuará, pois acredita que há mais tratores a serem recuperados. “O Japão estava sendo investigado pela prática de roubos na zona rural da nossa região e no interior do Paraná, existindo contra ele um mandado judicial de prisão preventiva”, diz. Segundo a Polícia Civil de Capivari, outros membros da quadrilha estão sendo procurados no município paranaense.