Olga de Souza Brigatto, professora e pintora. Nasceu em Capivari, no dia 4 de janeiro de 1934. Filha de José Joaquim de Souza e Vergínia Polezi de Souza. Casou-se com Sidinei Antônio Brigatto, em 1959, tendo o casal o filho Márcio. Professora primária, ingressou no magistério estadual, por concurso público, na Escola da Vila Planalto, em São Bernardo do Campo e, posteriormente, por união de cônjuge, transferiu-se para Capivari, na Escola José Annicchino Fu Paulo, na Fazenda Santa Cruz, na qual, além de professora, foi assistente de diretor, até a sua aposentadoria, em 1986.
Além de dedicar-se ao magistério, consagrou muito de sua vida como exímia pintora de telas, panos e, sobressaindo-se como excelente pintora de porcelana. Em seus trabalhos como pintora, retratou inúmeras vezes as obras de Tarsila do Amaral, sendo considerada a artista que mais se aproximou dela. Com a Iolanda Anicchino Pimenta Neves, sua dileta amiga, realizou diversas exposições. Foi excelente decoradora dos bailes do Capivari Clube, inclusive com enfeites de carnaval dessa entidade. Foi uma das fundadoras da AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer e Doenças Crônicas Incapacitantes e prestou enormes serviços à Escola de Samba Vai com Tudo e mais 10.
Em reconhecimento a esse importante currículo, após a sua morte, teve o seu nome dado a uma rua no loteamento do bairro Pipeiro, além de ter sido realizada uma sessão especial da Câmara Municipal de Capivari em sua homenagem. Faleceu em Capivari, no dia 5 de maio de 2009, aos 75 anos de idade.
Fonte: Sidinei Antônio Brigatto