Na última semana, os agentes da Guarda Civil de Capivari foram submetidos a um treinamento de atuação em ocorrências de distúrbios civis, na própria base da corporação.
As equipes especializadas de ROMU – Rondas Ostensivas Municipais, realizaram exercícios de choque rápido, onde praticaram o treinamento e revisaram o protocolo para esse tipo de ocorrência.
Os agentes que participaram se depararam com técnicas usadas em ocorrências de desobstruções de vias públicas, táticas adotadas para dispersar tumultos e aglomerações, que possivelmente cessem o direito de ir e vir dos cidadãos, além de causar perturbação à paz pública.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, o equipamento utilizado nessa missão foi adquirido recentemente pela corporação.
Os Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO’s) são utilizados pelas polícias do mundo todo, diminuindo a letalidade policial, sendo usados dentro do uso progressivo da força.
“Durante ocorrências de tumultos, obstruções de vias públicas, ou até mesmo durante uma briga entre torcidas durante uma partida de futebol, os agentes podem se deparar com possíveis hostilidades por parte dos agressores mais exaltados.
Nesses casos são situações ideais para emprego das tecnologias menos letais, tais como granadas de efeito moral, munição de borracha, armas de choque e gás lacrimogêneo.
O treinamento que os agentes recebem, os preparam para tomar ações legítimas nesse tipo de situação, evitando o disparo de munição letal”, destacou Mauro.
A Guarda Civil de Capivari já possui armamento menos letal para atendimentos em ocorrências, há cerca de um ano.
A corporação atende através do telefone 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.