No local havia garrafa pet, madeira, mangueira, camiseta, pedras e roupas íntimas
A Divisão Técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) detectou um entupimento na rede coletora do bairro São João, na manhã de quarta-feira, 22. De acordo com o SAAE, vários objetos foram encontrados obstruindo a rede, entre eles garrafa pet, pedaço de mangueira, camiseta, calcinha, pedras e até mesmo um pedaço de cinta liga (roupa íntima).
Ainda segundo a autarquia, o acúmulo de lixo próximo aos Poços de Visita (PV) é comum e causa transtorno para as pessoas do bairro, pois reflete tanto na saúde pública como no meio ambiente. Para conscientizar a população, o SAAE realiza a campanha “Os cuidados com a nossa água”, em que aborda os cuidados com a rede coletora de esgoto.
O superintendente José Luiz Cabral defende que a população precisa cuidar do benefício para que todos possam usufruir dele, e ainda aponta a existência de ligações clandestinas de água pluvial (água de chuva), as quais, segundo ele, estão sendo unidas à rede de esgoto, o que é inaceitável. “Essas ligações são responsáveis por todo o transtorno, como entupimentos e retorno de esgoto nas residências, devido às fortes chuvas”, explica.