16/05/2014
O Semanário completa 23 anos
Fundado em 15 de maio de 1991, jornal impresso circula em cinco cidades da região levando informação com credibilidade
RAFARD – Na quinta-feira, 15, o jornal O Semanário completou 23 anos. São mais de duas décadas seguindo uma linha editorial plural, que aborda os dois lados da notícia e divulga as informações para Rafard, Capivari, Mombuca, Porto Feliz e Rio das Pedras da melhor maneira possível, assegurando os direitos e cobrando os deveres dos cidadãos.
Credibilidade é algo que se conquista com dedicação e fidelidade aos fatos. Por isso, o impresso busca, diariamente, fazer jus à confiança depositada pelos leitores. Fundado por José Carlos Darros e João Proença em 1991, o ambiente não era o mais favorável economicamente na época, segundo Darros, mas se concretizou e permaneceu.
O Semanário sobrevive às dificuldades de manter um jornal no interior, graças às parcerias com os comércios locais e instituições públicas, sobretudo os assinantes e demais leitores, os quais, todas as manhãs de sexta-feira, recebem a edição no conforto de suas casas ou seguem até a banca mais próxima para ler as notícias da semana num veículo tradicional.
Por outro lado, cada vez mais presente no meio digital, visa reforçar a relação com o público-alvo. Hoje, é possível acessar as notícias sem sair de casa e em tempo real na internet, por meio do website ou na página do impresso, na rede social Facebook (facebook.com/jornalosemanarioregional). Lá, é possível comentar as publicações, deixar críticas e até mesmo sugestões de pauta.
Isso porque, quem faz o jornal é a população. Ao mesmo tempo, o jornal é feito por ela e para ela, pois divulga o que os leitores querem e têm o direito de saber, “doa a quem doer”. Durante sua trajetória, O Semanário já circulou cerca de dois milhões de exemplares e, esta semana, aniversaria junto à edição 1.151.
Por aqui, já se leu dos mais variados assuntos: as conquistas de um governo, as verbas trazidas por um vereador, um projeto social, um evento cultural, os gols do time de coração e diversas vitórias no esporte. E, uma porção de histórias. Fatos reais de cidadãos que lutam para sobreviver e “abrem” suas vidas para servir de exemplo de superação, amor e humildade.
“A cada edição finalizada, a sensação é a mesma de acabar uma obra de arte ou modelar uma escultura. Tudo é pesquisado, pensado, corrigido e moldado”, conta o diretor e proprietário, Túlio Darros. “A equipe se preocupa com cada detalhe, desde os textos e fotos até a disposição das informações na página e de como as pessoas irão recebê-las. Com o sentimento de dever cumprido, a gente brinca que a cada edição nasce um novo filho. E lá se vão 1.151”, acrescenta.
“É importante parabenizar e agradecer aos colunistas, jornaleiros, funcionários e a todos que contribuem direta ou indiretamente com esta trajetória, em especial aos leitores. Vale lembrar, também de todos os colaboradores, que enviam textos, artigos e matérias de múltiplos temas. Essa iniciativa é muito importante para o jornal”, destaca o diretor.
Assim caminha o impresso rafardense, ajudando a construir a história, não somente de Rafard, mas das outras quatro cidades também. Em formato standard, a versão no “bom e velho” papel está disponível na maioria das bancas da região e assim pretende permanecer, enquanto o bom jornalismo, com cobertura, edição e apuração for importante para você.
Novo site
Para comemorar os 23 anos de “corre-corre”, O Semanário inaugurou, na última semana, a nova “cara” do website, agora mais organizado, dinâmico, atrativo e com tecnologia responsiva, repleto de informações de interesse público. Pra quem ainda não o conhece, todas as reportagens, notícias e artigos podem ser conferidos no endereço eletrônico www.osemanario.com.br (também em versão digital).
Com o intuito de complementar a notícia, no site é possível encontrar matérias com muito mais fotos, ilustrações e, quando necessário, atualizadas com novos dados. Aos anunciantes, é mais uma opção para divulgar a marca num ambiente visualizado por inúmeras pessoas de diversas localidades. Somente no mês de março, o portal recebeu 73.321 visitas, segundo dados do Relatório Locaweb.