Leondenis Vendramim

O que diz a ciência sobre Deus

Todas as coisas e todos os acontecimentos no universo são patentes ao Deus previdente. Diz a Bíblia que até o fio de cabelo das bilhões de pessoas do mundo estão contados por Ele, (Mat. 10:30) aquele que conhece os pensamentos dos seres humanos e os julga. (Sal. 94:11)

Deus é impressionantemente maravilhoso, único, criou todas as coisas falando, (Sal. 33:9) apenas o homem foi manipulado para lhe dar um toque de amor. Os cientistas descobriram a menor partícula do Universo. É tão minúscula que nem é matéria, é uma vibração sonora, e segundo a Dra. Rosana Alves, psicóloga e neurocientista famosa, com três pós-doutorados, diretora acadêmica e presidente do Neurogenese Institute dos EUA. Os cientistas creem que todas as coisas originaram de vibração sonora. Deus criou tudo pela vibração de sua voz, “Haja luz, e houve luz… Haja firmamento… E assim foi…” (Gn. 1:1-7). O Senhor nos fez da matéria originada pela vibração de sua voz. Que poder tem sua Palavra! Vou aproveitar da palestra dessa mulher sábia para termos a certeza de que Deus nos fez perfeitos e não viemos de um símio evoluído.

O cérebro humano é fantástico, tem uma capacidade unicamente humana, nenhum outro animal a possui. A parte frontal do córtex, em sua região mais adiantada, contém uma estrutura que nos capacita a antecipar os movimentos, como as pálpebras se fecharem para o mosquitinho não entrar, ou o movimento do braço. Os cientistas não encontraram na cadeia evolutiva nenhum animal com essa estrutura.

Na região occipital há outra estrutura que nos dá a capacidade de revelar fotos. Se olharmos para uma foto em preto e branco por 15 segundos, ao desviarmos e olharmos para uma parede branca, piscando várias vezes, enxergamos a pessoa com as cores reais de suas vestes. Não é admirável o Deus em que cremos?

Além de todas as funções, o cérebro se encarrega de proteger o corpo humano. Conforme Alves, o cérebro nunca vive o presente, mas o futuro ou o passado. Ao enfrentar um perigo, um acidente, ele adianta a imagem para defesa própria. Lembra de alguma vez em que a pálpebra fechou instante antes de entrar um cisco ou mosquitinho no olho? O cérebro antecipou-se e ordenou que piscasse, protegendo os olhos do intruso.

Outras vezes está no passado. Ao ouvir uma palestra a imagem da boca e dos gestos chega primeiro, o cérebro processa e segura a imagem até que o som chegue, só então é processado no ouvinte. Caso não houvesse essa capacidade cerebral haveria uma desconexão do discurso: veríamos a pessoa abrindo e fechando a boca e só depois o som explicaria a imagem, remontada com outra imagem.

Quase todos sabem que o cérebro possui mais de 6 bilhões de neurônios, mas que existem maiores quantidades de outros tipos de células dentro dessa caixa óssea tão pequenina é admirável. Há também um emaranhado de filamentos interligados para conduzir todas as informações recebidas pelos órgãos do sentido, sem confusão.

A ciência nos revela que o Grande Deus ama tanto o ser humano a ponto de o fazer à sua imagem. (Gên. 1:26) Não somos produtos ocasionais de uma evolução. A maciez das pétalas de uma rosa, seu perfume, suas utilidades, suas cores, os detalhes de uma abelha ou de uma formiguinha, as nuanças dos pássaros, mostram que Deus é perfeito e detalhista. Olhe a perfeita simetria do corpo humano, as funções de cada partícula, mesmo dos cílios, o funcionamento da íris dos olhos. Que poder! Que amor! Ele caprichou muito no ser humano. Amamos os filhos, o cônjuge, a Deus porque o maravilhoso Criador implantou no homem a semente do amor. Cabe-nos desenvolvê-lo.

Cada ser humano, de per si, é uma individualidade única, (redundância proposital) com sua formação genética, pedagógica e social. O seu olhar para o espelho mostra suas características fisiológicas, mas ao fazer uma análise introspectiva, você enxerga seus defeitos e virtudes morais, a sua origem embrionária. Se fizer um auto estudo detalhado verá que seu princípio real é o Criador, que Richard Dawkins chama de “Inteligência Criadora”, de todas as coisas, por sua vez evoluído por bilhões de anos. O processo genético é divino, maravilha tão complexa que os cientistas não conseguem produzir! A minha professora Lucrécia P. Ferreira, costumava observar da janela de sua casa e comentar quando eu passava: “Lá vai o Seu Emílio (nome de meu pai), o mesmo jeito de andar”.

Será que ao passar poderão dizer: “lá vai um filho de Deus, ele ou ela procede como filho (a) dele”? “Se sois filhos de Abraão, praticai as mesmas obras de Abraão…” Jesus disse: “Eu e o Pai somos um.” “Quem vê a Mim vê o Pai”. (João 10:30) “Crede que estou no Pai e o Pai está em Mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” (João 14:11) No tratar a esposa, filhos e vizinhos, no trabalho, nos negócios ou na igreja, o cristão, como filho de Deus, deve ter um procedimento assemelhado ao de Jesus Cristo. Aquele que crê possuir o DNA de Deus deve agir como tal. Precisa ser coerente entre ser filho do Altíssimo e ter as mesmas atitudes do Altíssimo. Diante de Pilatos, que podia condená-lo ou libertá-lo, Ele não perdeu a sua dignidade, nem sua personalidade. (João 18:33-38)

Dra. Rosana Alves. youtube.com/watch?v=cf71HwTC3T0 “A neurociência e Alta Performance” e “O que a Neurociência diz sobre Deus”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?