Leondenis Vendramim

O melhor livro de ética – 9

18/08/2017

O melhor livro de ética – 9

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Como é importante a educação os filhos! Refiro-me a mais alta educação, aquela efetuada no lar, que é muito superior à escolar. Estive entre índios no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Em passeio com um curumim aprendi frases indígenas, mas aprendi também como se dá nó em árvore. O indiozinho disse-me que eles dão nó quando a árvore ainda é um arbusto tenro e quando cresce fica com nó. Os leitores sabem como se educa um adulto? Isto mesmo. Quando ainda é tenro. Aristóteles dizia: “Dá-me um menino até 6 anos e farei dele um homem. Ellen White, grande educadora: “A educação começa com o bebê, nos braços da mãe”. Salomão, o maior sábio escreveu: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele” Pv 22:6. O mundo está cada vez mais violento porque os lares estão cada vez mais imorais e constrangedores: as drogas entraram no meio familiar, filhos matam pais, há pais estupradores. Uma das maiores causas é a falta de uma educação com amor, carinho e diálogos, mas com regras e firmeza. Um dos maiores males é os pais acharem graça e não corrigir as faltas e grosserias dos filhos por os considera-los ainda muito novos. Os bebês choram, esperneiam e conseguem o que desejam, aprendeu que eles são os reis, então na pré adolescência sabem como conseguir um celular e como fazer os pais obedecê-los. No meu magistério tratei muitos tipos de pais. Um deles, cujo filho era um terror na escola mandava no pai. Ouvi seu pai dizendo que não sabia o que fazer porque tinha medo do filho (adolescente). O filho tinha as rédeas que dirigia o pai! Deprimente!

Rosely Sayão, psicóloga renomada, em entrevista a Veja, disse que os pais perderam a noção do que é uma criança. Não sabem dizer “não”, tem medo de perder o amor dos filhos e concedem tudo o que desejam. A fragilidade dos laços afetivos são assombrosos e os pais, hoje, são superobedientes (aos filhos) – isto é loucura!. Veja, 2/8/17, páginas amarelas, p. 18.

John Wesley, fundador do metodismo, tinha nove irmãos dentre os vivos, sua mãe Susanna os educou desde o berço e não lhes permitia chorar alto, tinha sempre momentos de conversa com cada um deles e com eles orava. Eis o segredo de uma família cujos filhos alcançaram sucesso.

Publicidade

Os grandes educadores são conformes em que os pais devem ditar as regras e as crianças obedecê-las. White escreveu: “É obra especial dos pais e mães ensinar aos filhos com bondade e afeto. Devem mostrar que como pais são eles que devem segurar as rédeas, governar, e não serem governados pelos filhos… que deles se requer obediência. O espírito inquieto naturalmente se inclina para o mal. As crianças precisam ser instruídas, guiadas em caminhos seguros, guardadas do vício, ganhas pela bondade e confirmadas em praticar o bem”. Orientação da Criança, p. 33.

Pais devem educar-se, polir-se, obter eles mesmos pureza de coração e vida a fim de que sejam exemplos vivos de bondade, amor, e gentileza para seus filhos. As crianças crescem segundo a influência daqueles que os rodeiam. Gravíssimo erro é os pais contenderem na frente dos filhos. Exercitar a gentileza e amabilidade dentro do lar torna-o aprazível e proporciona maior influência na formação do caráter dos filhos. Nenhum trabalho é mais importante do que a educação dos filhos. Toda criança trazida ao mundo é filha de Deus e Ele as considera como pedra bruta a ser lapidada para ser joia preciosa na edificação do templo vivo de Deus. Negligenciar a educação dos filhos é terrível erro, se não os educar, outro os educará e eles poderão ser vergonha para os pais, tristeza para Deus, trabalho para a polícia, ruina para a sociedade e para sua própria vida.

Procurem os pais os conselhos divinos, voltemos para Deus que a todos dá sabedoria. O Deus, que diz: “pais não irriteis vossos filhos”; “os filhos são herança de Deus”, também diz: “não retires a disciplina do teu filho” (Pv 23:13); “a vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha sua mãe” (Pv 29:15). Educar é assemelhar os filhos ao caráter de Jesus. Com amor, mas com firmeza. Não percamos as rédeas. Deus deseja ver nosso lar feliz!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo