Nesta quinta-feira (3), o Sidec (Sistema Integrado da Defesa Civil), órgão do Governo do Estado, emitiu alerta de atenção para 17 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O alerta vem em meio à previsão de mais chuvas fortes para o final de semana, conforme o comunicado do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
A situação das nossas cidades, como em Capivari e Monte Mor, afetadas pela cheia do Rio Capivari, ou em Campinas, onde a população da região do Gargantilha também é duramente castigada, é delicada e requer atenção máxima de todos nós agentes públicos.
Monte Mor foi a cidade com mais transtornos causados pelas enchentes, que deixaram casas alagadas e 150 pessoas desalojadas.
A chuva também fez transbordar o rio Camanducaia, em Jaguariúna. Valinhos, Sumaré e outras cidades também registraram alagamentos e transtornos causados pela chuva.
O Sistema Integrado da Defesa Civil do Estado alerta a região para riscos de deslizamentos e transtornos nas cidades por conta do acumulado de chuvas. Situações como essas causam mortes, como ocorreu em diferentes cidades paulistas.
Até a última quarta-feira, foram contabilizadas 27 mortes. Só em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, eram 11 o número de vítimas fatais. Esses números causam dor nas famílias e em todos nós.
Em todo o Estado, a Defesa Civil contabiliza 660 pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Este cenário que apresento aqui é um preâmbulo da minha visão como deputado estadual. Nós precisamos ser assertivos quando lidamos com as questões mais básicas da sociedade.
Essa semana já entrei em contato com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Defesa Civil do Estado para que as obras de limpeza do Rio Capivari sejam aceleradas.
Essa é uma ação emergencial que precisa de atenção imediata, como o envio de recursos estaduais para as cidades mais afetadas pelas chuvas no final de semana, sendo um total de R$ 15 milhões para auxiliar as prefeituras na recuperação urbana e social.
Destaco aqui meu empenho para levar aos municípios recursos para obras de infraestrutura, a exemplo de construção de pontes e pavimentações, além disso a conquista de veículos e equipamentos para a Defesa Civil.
As primeiras cidades a receberem esses equipamentos de combate a incêndio e resgate de vítimas em enchentes foram Morungaba, Caconde, Nazaré Paulista e Paulínia.
Nesta semana, o meu assessor parlamentar Luis Henrique Schneider, me representou em uma reunião com a comunidade da região do Gargatilha, em Campinas, uma região da cidade que sofre pelo abandono da prefeitura da cidade e se vê obrigada a enfrentar dias ainda piores em época de chuva.
Até mesmo caminhões e ônibus encontram dificuldade para chegar ao bairro pelas ruas de terra, uma situação absurda. Isso sem contar a região central da cidade que é afetada pelos alagamentos que já levaram vidas de campineiros.
Aqui, registro mais uma vez meu pesar pelas mortes das pessoas e me solidarizo com as famílias.
Aproveito para parabenizar cada agente do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e as pessoas, vizinhos e amigos em cada cidade que se dedicam na busca por sobreviventes e a ajudar quem precisa de apoio.
Rafa Zimbaldi é deputado estadual pelo PL. Foi vereador por quatro mandatos em Campinas e foi reeleito presidente da Câmara Municipal.