CapivariDestaques

Nove pessoas são presas em operação da Polícia Civil de Capivari com apoio GCM

A Polícia Civil de Capivari, com apoio Guarda Civil Municipal de Capivari esteve nas ruas desde as primeiras horas da manhã da quarta-feira (8) para cumprimento de mandados de prisão. Os trabalhos seguiram até sexta-feira (10).

As ações fazem parte da Operação GPS Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) que aconteceu até o último domingo, 12 de maio.

Sob o comando da dra. Maria Luísa Dalla Bernardina, delegada titular do município, junto da Guarda Civil, os policiais participaram desta operação de forma ostensiva em combate à criminalidade, visando reduzir as ações de delitos, realizando a captura de pessoas que possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça.

O SIG (Setor de Investigações Gerais) realizou levantamento de informações para a localização dos indivíduos, com diligências em Capivari e algumas cidades da região.

Nove homens foram presos por crimes de inadimplência de pensão alimentícia, tráfico de drogas, crimes de trânsito e ameaça. Além das prisões, os policiais e guardas localizaram na tarde de quinta-feira (9), três veículos em situação de desmanche na zona rural de Capivari.

A Operação denominada COSUD visa combater crimes transfronteiriços e/ou interestaduais, envolvendo diversos Estados da Federação, entre eles o Estado de São Paulo.

 

Operação Fraternitas

Um homem de 18 anos foi preso pela Polícia Civil de Capivari com apoio da Guarda Civil Municipal, suspeito de abusar da enteada do pai.

A vítima passou por escuta especializada com a psicóloga da Delegacia de Defesa da Mulher de Capivari, onde confirmou detalhadamente os fatos da violência sofrida.

Agora, com 9 anos de idade, a vítima relatou que o crime teve início ainda no ano de 2019, quando tinha apenas 4 anos.

Diante dos indícios, a delegada titular, dra. Maria Luísa Dalla Bernardina, representou pela prisão temporária do indivíduo, bem como mandado de busca e apreensão domiciliar.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três endereços no município de Indaiatuba, cidade em que o agressor foi localizado. Um celular foi apreendido para investigações e o capturado foi conduzido até a DDM de Capivari e, posteriormente, encaminhado até o 1º DP de Piracicaba.

Desmanches

Nos últimos dois meses, ações do Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de Capivari com apoio da Guarda Civil Municipal, resultaram na localização de dois desmanches na área rural de Capivari. Nestas ocasiões, duas pessoas foram presas em flagrante.

Ainda na tarde de terça-feira, 14, investigadores da PC localizaram uma motocicleta estacionada em via pública que apresentava placa artesanal. O proprietário do veículo foi preso em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O fato mencionado aconteceu no bairro Santa Tereza D’Avila.

Diante disso, o homem de 24 anos foi conduzido até Delegacia de Polícia de Capivari, onde a delegada Maria Luísa efetuou as medidas de Polícia Judiciária, para posteriormente o indivíduo ser encaminhado até a Cadeia Participativa de Piracicaba, ficando a disposição da Justiça.

Sobre os locais de desmanche de veículos, a Polícia Civil destaca que há um crescimento expressivo dos crimes patrimoniais vinculados aos veículos automotores, motivo pelo qual aumentou-se o monitoramento de tais ocorrências e, inclusive, a verificar, nas áreas rurais, possíveis locais de desmanche/desova destes produtos de ilícitos.

Todos os veículos no decorrer das semanas, estavam, em sua maioria, sem suas portas e sem suas partes mecânicas/elétricas, contudo verificou-se que todos possuíam seus sinais automotivos identificadores intactos.

As vítimas dos furtos/roubos (Capivari e região), foram localizadas e informadas sobre a situação dos veículos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?