80% dos entrevistados se sentem menos sozinhos na companhia de um pet
A Mars Petcare e o Human Animal Bond Research Institute (HABRI) realizaram a primeira reunião de cúpula com profissionais líderes nos ramos de saúde pública, psicologia, pesquisa, gerontologia e medicina veterinária para promover uma discussão a respeito da interação humano-animal.
Na ocasião eles buscaram entender melhor o papel dos animais de estimação em uma questão que contribui para a crise da saúde pública: o isolamento social.
É sabido por especialistas da área médica que a solidão já é um problema epidêmico, que atinge qualquer geração e todas as camadas da sociedade, inclusive sendo tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia.
Os resultados de uma recente pesquisa discutida nesta reunião mostraram que possuir um pet ajuda a enfrentar os desafios da solidão. Cerca de 26% dos entrevistados afirmaram entender a importância dos animais para a saúde mental.
Além disso, por volta de 80% dos entrevistados que possuem pets confirmaram que eles se sentem menos solitários por terem a presença dos animais de estimação. A maioria das pessoas também acredita na capacidade que os animais têm de nos fazer interagir, incluindo a interação com e para pessoas da terceira idade.
A pesquisa também mostrou que
– Cerca de um em cada quatro (26%) tutores de animais declarou ter um pet porque sabe que é bom para a saúde mental. Os entrevistados com mais de 55 anos fazem este relato com mais frequência (55%).
– 54% dos entrevistados dizem que seu animal de estimação os ajuda a se conectar com outras pessoas.
– Metade dos entrevistados (51%) afirma que seu animal de estimação os ajuda a se sentir menos tímidos.
– 9 em 10 pessoas com mais de 55 anos acreditam que os pets podem ajudar os idosos a se sentirem menos solitários.
– Quase três quartos (73%) dos entrevistados acreditam que asilos e instalações de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação.
Segundo a Dra. Nancy Gee, PhD, Gerente de Pesquisa de Interação Humano-Animal no Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, o benefício da interação humano-animal já é conhecido.
Agora, o que se espera é que os resultados obtidos a partir da interação entre animais e humanos sejam utilizados na sociedade como um todo e que auxiliem os profissionais que trabalham com o tema do isolamento social na resolução desse problema.
Informações sobre a pesquisa
A pesquisa, conduzida pela Edelman Intelligence em nome da HABRI e da Mars Petcare, em maio de 2019, foi um questionário on-line de 30 minutos nacionalmente representativo, realizado nos Estados Unidos, para explorar o papel que a interação entre animais de estimação e humanos pode ter no tratamento do isolamento social e da solidão. Foi realizada com 2.036 entrevistados, incluindo 1.469 tutores de pets (72%).
Sobre o Instituto de Pesquisa em Ligações com Animais Humanos (HABRI)
A HABRI é uma organização sem fins lucrativos que mantém a maior biblioteca on-line do mundo de pesquisa e informações sobre vínculos humano-animal; financia projetos de pesquisa inovadores para documentar cientificamente os benefícios para a saúde dos animais de estimação; e informa o público sobre a pesquisa de vínculo humano-animal e o papel benéfico dos animais de estimação na sociedade. Para mais informações, visite www.habri.org.
Sobre a Mars, Incorporated
A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa.
Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.