Pets

Nova pesquisa aponta que animais de estimação nos fazem sentir menos solitários

Imagem ilustrativa

80% dos entrevistados se sentem menos sozinhos na companhia de um pet

A Mars Petcare e o Human Animal Bond Research Institute (HABRI) realizaram a primeira reunião de cúpula com profissionais líderes nos ramos de saúde pública, psicologia, pesquisa, gerontologia e medicina veterinária para promover uma discussão a respeito da interação humano-animal.

Na ocasião eles buscaram entender melhor o papel dos animais de estimação em uma questão que contribui para a crise da saúde pública: o isolamento social.

É sabido por especialistas da área médica que a solidão já é um problema epidêmico, que atinge qualquer geração e todas as camadas da sociedade, inclusive sendo tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia.

Publicidade

Os resultados de uma recente pesquisa discutida nesta reunião mostraram que possuir um pet ajuda a enfrentar os desafios da solidão. Cerca de 26% dos entrevistados afirmaram entender a importância dos animais para a saúde mental.

Além disso, por volta de 80% dos entrevistados que possuem pets confirmaram que eles se sentem menos solitários por terem a presença dos animais de estimação. A maioria das pessoas também acredita na capacidade que os animais têm de nos fazer interagir, incluindo a interação com e para pessoas da terceira idade.

A pesquisa também mostrou que

– Cerca de um em cada quatro (26%) tutores de animais declarou ter um pet porque sabe que é bom para a saúde mental. Os entrevistados com mais de 55 anos fazem este relato com mais frequência (55%).

– 54% dos entrevistados dizem que seu animal de estimação os ajuda a se conectar com outras pessoas.

– Metade dos entrevistados (51%) afirma que seu animal de estimação os ajuda a se sentir menos tímidos.

– 9 em 10 pessoas com mais de 55 anos acreditam que os pets podem ajudar os idosos a se sentirem menos solitários.

– Quase três quartos (73%) dos entrevistados acreditam que asilos e instalações de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação.

Segundo a Dra. Nancy Gee, PhD, Gerente de Pesquisa de Interação Humano-Animal no Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, o benefício da interação humano-animal já é conhecido.

Agora, o que se espera é que os resultados obtidos a partir da interação entre animais e humanos sejam utilizados na sociedade como um todo e que auxiliem os profissionais que trabalham com o tema do isolamento social na resolução desse problema.

Informações sobre a pesquisa

A pesquisa, conduzida pela Edelman Intelligence em nome da HABRI e da Mars Petcare, em maio de 2019, foi um questionário on-line de 30 minutos nacionalmente representativo, realizado nos Estados Unidos, para explorar o papel que a interação entre animais de estimação e humanos pode ter no tratamento do isolamento social e da solidão. Foi realizada com 2.036 entrevistados, incluindo 1.469 tutores de pets (72%).

Sobre o Instituto de Pesquisa em Ligações com Animais Humanos (HABRI)

A HABRI é uma organização sem fins lucrativos que mantém a maior biblioteca on-line do mundo de pesquisa e informações sobre vínculos humano-animal; financia projetos de pesquisa inovadores para documentar cientificamente os benefícios para a saúde dos animais de estimação; e informa o público sobre a pesquisa de vínculo humano-animal e o papel benéfico dos animais de estimação na sociedade. Para mais informações, visite www.habri.org.

Sobre a Mars, Incorporated

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa.

Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo