04/09/2015
Nova edição do curso de costura começa nesta terça-feira na Cidade Coração
Serão três turmas de até dez alunos, com aulas duas vezes por semana às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, durante um ano; capacitação será oferecida pela Assistência Social
RAFARD | Vai começar na próxima terça-feira, 8, a Oficina Municipal de Costura promovida pelo Departamento de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), cujo objetivo é proporcionar a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Desde 2014, a Prefeitura ampliou os turnos do curso, com aulas de manhã, à tarde e à noite, o que possibilita a participação de mais pessoas, sem que as aulas comprometam suas atividades diárias.
Serão três turmas de até dez alunos cada uma, com aulas duas vezes por semana às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, durante 12 meses. Os interessados em participar devem morar em Rafard, ter mais de 16 anos e comparecer ao Departamento de Assistência Social das 8h às 11h ou das 13h às 16h para efetuar a matrícula, munido de RG, CPF e comprovante de endereço.
Segundo a professora de Costura Industrial Maria José, a oportunidade serve tanto para os alunos sem conhecimento prévio quanto para aqueles que já possuem experiência na área, já que oferece o ensinamento de técnicas e a troca de conhecimento. Além da costura convencional, ela contou que vai trabalhar o bordado. Dúvidas e outros estilos de costura também podem ser esclarecidos ao longo do curso.
Dos últimos alunos formados, seis deles já conseguiram empregos em confecções do munícipio, de acordo com a Prefeitura. As confecções podem entrar em contato com o Departamento para conhecer o trabalho dos integrantes do grupo. No entanto, a professora Maria José também vai até as empresas para demonstrar as técnicas e auxiliar os futuros costureiros.
O setor oferece ainda pequenos serviços de reparos nas roupas, como ajuste de barras de calças ou prega de botões, por um valor simbólico. Os moradores que tiverem interesse podem levar as peças até a Rua Nossa Senhora de Lourdes, 20, Centro. Segundo a diretora de Assistência Social, Nádia Quadros, o valor arrecadado será destinado à compra de materiais utilizados ao longo do curso.