Rota Queijo e Vinho
Bem próximo à Capital paulistana existe uma “Rota Queijo e Vinho” que você precisa curtir, até porque nosso Estado é pródigo em italianos e seus respectivos produtos.
Esta recomendação tem por destino a Rodovia SP-105, entre a cidade de Serra Negra e a cidade de Amparo, onde você encontra dois locais enraizados nesse mister: o Sítio Bom Retiro e a Fazenda Chapadão.
Em ambos, você vai se deliciar com a degustação que lhes é oferecida.
E é uma rota com ótimas pousadas e restaurantes diferenciados.
Fazenda Chapadão
No Sítio Chapadão (km 5,5 da SP-105) a queijaria é o forte.
Os mais diversos tipos (especiais e tradicionais) estão à disposição para uma farta degustação em meio à beleza do lugar.
Ali são produzidos queijos finos inéditos na região do ‘Circuito das Águas Paulista’, com a marca “Queijo da Fazenda”, incluindo variedades provenientes de diversas partes da Europa, dos tipos: Saint Paulin, Gouda com Kümell, Boursin, Reino, Provolone, Parmesão e outros.
Aberto das 9h às 19h todos os dias.
Sitio Bom Retiro
Já no Sítio Bom Retiro (km 9 da SP-105) a família Carra produz artesanalmente as mais finas variedades de destilados, fermentados e derivados da cana e da uva.
A Adega está em rústicas instalações bem preservadas, datadas do início da imigração italiana.
Seus vinhos artesanais são produzidos com uvas selecionadas e técnicas desenvolvidas através das cinco gerações e trazidas da Itália.
As uvas são trazidas das suas propriedades no Rio Grande do Sul.
Tudo isso num agradável ambiente rural.
Teatro Coliseu, Santos
Inaugurado em 1924, para uma plateia de 2.300 pessoas, o Teatro Coliseu, em Santos, mostra com destaque na decoração, em seu Salão Nobre, a arte do italiano Adolfo Fonzari.
Tudo iluminado por 39 imponentes lustres.
Em forma de ferradura, a plateia permite a observação de todos os detalhes das cenas e o fosso da orquestra comporta 100 profissionais. O teatro teve obras de restauro e voltou a funcionar a partir de 2006.
O edifício, propriamente dito, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Devesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
É uma forma de mergulhar na história do litoral paulista. Vale a visita.
Parque das Neblinas
Uma experiência em meio à natureza você encontra numa reserva de uso sustentável, onde são desenvolvidas atividades de visitação, educação socioambiental, pesquisa científica, manejo florestal e relacionamento comunitário.
Tudo isso é o Parque das Neblinas, gerido por “Instituto Ecofuturo”.
Está localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga numa área de 6.100 hectares e tem por objetivo contribuir para a conservação da Mata Atlântica em território paulista.
Ali estão mais de 1.400 espécies da biodiversidade, além de conservar a bacia do rio Itatinga.
Inúmeras trilhas e lugares para caminhadas sempre envolvidos por paisagens deslumbrantes.
Está aberto de 3ª. aos domingos, das 8h30’ às 17h00’.
Os interessados na visita devem se inscrever com três dias de antecedência através do site “Parque das Neblinas, inclusive para adquirir os ingressos. Outras informações: (11) 4724-0555.
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2024