Feira do doce
A “Terra do Doce Caseiro”, como não pode deixar de ser, vai apresentar nos dias 5 a 9 de julho outra edição da famosa “Feira do Doce”.
Talvez seja um dos principais eventos interioranos dos assuntos ligados à gastronomia.
Normalmente, são comercializados 250 tipos de doces para um público ao redor de 80.000 pessoas.
Lembrando ser Tatuí, também, a “Capital da Música” e cidade de inúmeros atrativos turísticos, recomendamos a sua visita.
A cidade é Bofete
Às margens da Rodovia Castelo Branco, apenas a 190 km da capital, temos a cidade de Bofete, cujos pioneiros datam de 1847, e como vila temos o ano de 1880 e a fundação oficial em 1921.
Teve vários nomes, mas ficou mais conhecida como “Bufete”, mais tarde se tornando Bofete.
O nome vem de um morro daquele município, possuidor de uma gruta escavada na rocha, onde os tropeiros guardavam alimentos não perecíveis e água fresca para os outros viajantes, vindos depois, pela mesma rota.
Entre os seringueiros e garimpeiros ficou popular o nome de “Morro do Buffet”, querendo dizer literalmente em francês “aparador de comida”, denominação abrasileirada para Bofete.
O charme de Bofete
Essa simpática cidade do interior do Estado paulista é contemplada com muitas riquezas naturais, entre as quais o povo se orgulha de uma formação rochosa conhecida como o “Gigante Adormecido”.
Bofete já pertenceu à Botucatu e à Tatuí, e possui formações geomorfológicas, a principal delas até faz parte da sua bandeira.
Poucos sabem ter sido em Bofete a primeira perfuração em busca de petróleo, isso no ano de 1897.
Outra atração natural é a formação chamada “Três Pedras” onde, segundo a lenda, jesuítas de uma fazenda se protegiam de ataques indígenas.
Hoje, Bofete tem uma eficiente equipe de sua prefeitura instalada num Centro de Informações Turísticas, onde presta todo apoio aos seus visitantes.
Mais informações (14) 3883-9300.
Herculano voltando
O deputado federal Herculano Passos, já tendo sido um bom prefeito da Estância Turística de Itu, e também um ótimo presidente da Aprecesp, depois de vários anos como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, em Brasília, e depois da várias atuações brilhantes na esfera federal, eis que está de volta para atuar mais perto de nós.
Bom conhecedor do turismo e dos problemas municipais e, agora, com a experiência dos meandros de Brasília, candidatou-se a prefeito da Estância Turística de Itu voltando, assim, para ficar mais próximo do nosso convívio.
Cardoso
Um dos postais da cidade de Cardoso é a sua ‘Prainha’.
Agradavelmente arborizada, ela é dotada de churrasqueiras em quiosques convidativos.
Os tuiuiús enfeitam as fotografias do lugar.
Um dos seus rios, o Turvo, também é chamado de ‘Pequeno Pantanal’, pois é farto em peixes, plantas e flores aquáticas.
A cidade de Cardoso tem mais de 1.000 ranchos e casas de veraneio para alugar aos turistas.
Um ‘Barco Escola’ construído em Cardoso percorre várias cidades da região levando cultura num projeto do governo daquele Estado.
O Rio Marinheiro e a represa da ‘Água Vermelha’ enfeitam a moldura do Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, com boas suítes e estrutura para receber congressos e eventos. Agradabilíssimo.
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2024