Museu Casa de Portinari
Lar do famoso pintor e da sua família no começo do século 20, o Museu Casa de Portinari abriga hoje os 18 murais feitos por ele nas técnicas afresco e têmpera.
Ilustrações, documentos e poesias do artista também lá estão.
A administração é da ‘Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari’, com objetivos voltados ao desenvolvimento da área cultural e, particularmente, à museologia.
Recentemente, delegação da AMITur com alguns de seus Diretores, Conselheiros, bem como imprensa especializada e Operadores de Turismo foram recebidos por Angélica Fabri, a diretora maior responsável pelo sucesso da Casa de Portinari.
Tudo acontece em Brodowski
As atividades do Museu são organizadas pela ACAM Portinari que faz a administração em convênio com a Secretaria de Cultura do Estado.
Em determinados finais de semana, as famílias que passam pelo Museu Casa de Portinari participam de atividades especiais.
Após a visita, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam a visita e divertem.
Em cada mês há um tipo de atração.
Há mês no qual jovens se deliciam com brincadeiras de rua, incluindo teatro, oficinas de artes e de brinquedos recicláveis, em frente àquela casa-museu que você precisa conhecer.
Só Presidentes
Às vezes temos a impressão de haver gente querendo tumultuar e/ou causar transtornos gratuitamente, talvez porque não tenha nada importante para fazer.
Andam divulgando, com insistência, que haverá uma reunião dos Conselhos Municipais de Turismo em junho.
Aviso: NÃO haverá reunião dos Conselhos Municipais de Turismo agora, em junho. (provavelmente a teremos no próximo ano).
O que se marcou e o que está sendo convidado pelo Conselho Estadual de Turismo é uma reunião com os Presidentes dos Comtur’s.
Estamos pedindo, também, a presença de mais UM acompanhante pertencente à Iniciativa Privada.
Assim, os convidados são de 70 Estâncias, de mais 144 MIT’s, e de mais 57 das prefeituras aprovadas tecnicamente, totalizando, desta forma, 542 pessoas convidadas.
O local somente tem 550 lugares, razão pela qual alguém ficar informando ser o convite para todo o Comtur de todas as cidades, só pode estar querendo causar tumulto.
Assim, preste atenção em quem te ajuda e em quem te atrapalha.
Ilha Solteira/SP
Ilha Solteira foi construída pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) sob um planejamento urbano ainda observado.
Em seu Zoo, conserva toda a fauna silvestre atingida pelo enchimento dos reservatórios de Jupiá e de Ilha Solteira.
Mas, não é só isso. A cidade movimenta-se num agitado calendário anual, crescendo em número de eventos e realizações.
Toda a região, incluindo Rubinéia, Santa Fé do ‘Sol’ e Santa Clara d’Oeste, é ideal para receber excursões rodoviárias e proporcionar passeios incríveis por panoramas dignos de boas fotos.
As excursões rodo aéreas constituem outra opção.
As agências operadoras deveriam estudar o assunto com mais carinho. Até porque, cada Prefeitura das cidades aqui citadas está capacitada para oferecer excelente apoio estratégico.
Experimente sair da rotina e conheça lugares deslumbrantes!
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2024