Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Ilhabela inesquecível

Mesmo quem já conhece Ilhabela, sempre poderá se surpreender com novidades e/ou com a própria natureza que o cerca.

Localizada no litoral norte do Estado de São Paulo (212 km da capital), Ilhabela é dona de invejáveis paisagens, com 94% de sua área tomada pela Mata Atlântica.

Praia de Castelhanos, em Ilhabela (SP)

De diversos tamanhos e diversas formas, ali você tem quarenta praias.

Publicidade

Ademais, o Parque Estadual de Ilhabela é considerado Patrimônio e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Como não poderia faltar, a rede de hotéis, pousadas, bares e restaurantes é completa e de boa qualidade.
Visite Ilhabela.

Aventuras em Ilhabela

Destino ideal para quem procura aventura, certamente o charme está na prática do mergulho com cilindro, possibilitando conhecer a excelência da vida marinha ao redor da ilha.

Também a prática do ‘windsurf’ é uma aventura para os mais experientes e, ainda, para os iniciantes, embora seja recomendável ter a companhia de Guias profissionais.

Turismo Aventura é com Ilhabela (SP).

‘Trekking’, “Hiking’ e ‘Montanhismo’ encontram muitas trilhas por toda ilha, com você podendo curtir a flora a fauna e diversas cachoeiras.

Para completar o capítulo de aventura, em Ilhabela o cicloturismo numa ponta e, na outra, passeios de ‘Off-Road’ de jipe, para a praia de Castelhanos, uma das mais lindas de Ilhabela, depois de andar uns 15 km em estrada de terra por dentro da Mata Atlântica.

Ilhabela está à tua espera.

Vila Bella da Princeza

Em 1805, assim se chamava Ilhabela, um dos únicos ‘municípios-arquipélagos marinhos’ brasileiros, formado por 19 ilhas e ilhotas.

Em sua paisagem única, destaca-se o Pico de São Sebastião com 1379m, além do Morro do Papagaio e do Morro da Serraria.

Conheça a história de Ilhabela (SP).

Pesquisas indicam algumas ilhas do arquipélago terem sido habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil, por índios ‘sambaquieiros’ e, depois, por índios ‘ceramistas’.

Resumidamente, o nome de Ilhabela foi oficializado em 1945 e, em 1948, o Governo o Estado alterou seu nome para “Estância Balneária de Ilhabela”.

A história da cidade tem belas passagens e, querendo saber mais, você vai se encantar com os seus detalhes.
Visite Ilhabela. Mais informações com a eficiente Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela.

Lembretur 01

O sentido prático de difundir o potencial de uma cidade no campo das suas Artes, da sua História, do seu Folclore, dos seus Pontos de Visitação e Locais de Recreação é, certamente, através do Turismo.

O Turismo, para apresentar melhores resultados a uma cidade, sempre terá de contar com um indispensável Conselho Municipal de Turismo, constituído por maioria de representantes da iniciativa privada.

Por quê?

Conselho Municipal de Turismo de Limeira (SP).

Pelo simples fato de quando vier a ocorrer a mudança do prefeito, ou a mudança do comando político da cidade, não venha o setor do Turismo a sofrer os corriqueiros problemas de interrupção.

Isso, para não dizer ser a Iniciativa Privada quem FAZ o Turismo.

Os representantes do governo municipal costumam ser quase sempre substituídos. E os que entram pela prefeitura, em sua maioria, sempre estão mais “por fora” do que joelho de escoteiro.

Assim, quem abriga e mantém os interesses envolvidos através do Turismo, dando-lhes continuidade, são os representantes da Iniciativa Privada.

Exatamente por este motivo, eles terão de ser a maioria e, também, contribuir com a sua parte de trabalho, exercendo a sua cidadania.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2024)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo