Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Querem ouvir você

Roberto de Lucena, nosso secretário de Turismo do Estado, abre mais uma (real) porta para o Turismo Ferroviário.

Ele determinou que se faça uma consulta pública para se mapear as oportunidades de desenvolvimento do referido setor.

Trem em Paranapiacaba-SP

Além da equipe da Secretaria de Turismo, mais a sempre colaboração de Fábio Fumaça (ANPF), agora também serão ouvidos os demais interessados nesse importante segmento.

Publicidade

A coleta de informações é, pois, algo necessário para termos o Plano Estadual de Turismo Ferroviário.

Nós que já temos o Trem Turístico da CPTM, a Maria Fumaça de Campinas e o Trem Republicano de Itu-Salto, entre outros, estamos confiantes no trabalho comandado por Lucena.

Dois Córregos

Trata-se de uma boa cidade a 265 km da capital paulistana.

Nasceu de um local entre os córregos ‘Lajeado’ e ‘Fundo’ servindo de parada de tropeiros a caminho das Minas Gerais.

Portal da cidade de Dois Córregos-SP. Foto: Portal da Moto

Assim é a cidade de Dois Córregos, justamente oficializada com o diploma de ‘Municipio de Interesse turístico’.

Dois Córregos tem muita beleza natural, e a sua mata nativa tem atraído o turista que gosta desse tipo de desbravamento.

Além do Turismo Ecológico, tem sido notada procura crescente por rapel, rafiting e canyoning.

Agora, a sua Prefeitura se preocupa com ampliação e modernização do seu Centro de Eventos.
Visite Dois Córregos.

Sítio do carroção, Tatuí

O Sítio do Carroção, na cidade turística de Tatuí, tem como ponto forte a vocação para a pedagogia. Aliás, é o único resort pedagógico do Brasil e recebe alunos durante o ano letivo.

Ele se espalha por 692 mil m2, numa arquitetura colonial onde 200 funcionários atendem até 300 pessoas em Day Use ou em temporada de férias.

Sítio do Carroção, Tatuí-SP

O Sítio do Carroção também se destaca como acampamento: nas férias de inverno, verão e carnaval, recebe crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, de todo o Brasil e do exterior.

Há muita diversão numa infraestrutura impecável, com profissionais altamente capacitados e uma organização minuciosa, o Sítio do Carroção faz de suas temporadas acontecimentos inesquecíveis.

Em busca do elo perdido

Os Guias do Sítio do Carroção fazem os grupos seguirem pistas observando vestígios e detalhes do caminho, o que é sempre uma tarefa instigante. O grupo terá que encontrar pistas de uma expedição que saiu à procura do Elo Perdido.

Diversão garantida no Carroção, em Tatuí-SP. Foto: Carlos A. Amaral.

O Guia comenta que os paleontólogos passaram por ali há muito tempo, na década de 40. O grupo passa por uma ponte de pedra ao estilo das formações do Grand Canyon, e percorrem trilha na mata.

De repente, olhando para cima, que surpresa! Lá está um avião antigo, um DC-3, sobre as árvores. Eles entram no avião à procura de pistas.

O motor funciona! E lá está um mapa, uma bússola…

Tiranossauro Rex

Orientados por instrumentos coletado no avião DC-3, o grupo no Sítio do Carroção segue em frente e vê um sítio paleontológico.

Depois de escavar e encontrar pequenos fósseis, o grupo sobe uma colina e, quando menos esperam, avistam o esqueleto de um enorme Tiranossauro Rex.

Ossada do Tiranossauro Rex, em Tatuí-SP

Toda a estrutura foi planejada especialmente para abordar as disciplinas do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano com crianças e jovens de 6 a 14 anos.

Informações: (15) 3305-2000. Visite Tatuí.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2024

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo