Cosmópolis na história
A cidade está situada na região de Campinas.
O seu primeiro povoado surgiu de uma Estrada de Ferro que poucos ouviram falar, fundada nos idos de 1899, estatizada poucos anos depois, e em1921, passou a integrar a Estrada de Ferro Sorocabana.
Seu nome: Estrada de Ferro Funilense.
Ela conectava Cosmópolis à Campinas, e foi desativada em 1960.
A Usina Açucareira sediada em Cosmópolis é uma das mais antigas (fundada em 1898) e um dos marcos do desenvolvimento da cidade e ainda em boa atividade.
Cultura em Cosmópolis
A cidade de Cosmópolis, na região de Campinas, por ocasião da comemoração do seu 79º. aniversário mostrou toda a sua força nos segmentos da Cultura.
Considerando, também, a época das Festas de Fim de Ano, iniciamos o registro pelos clássicos natalinos apresentados por adorável coral infantil.
Cosmópolis tem camerata de cordas, ballet em seu auditório com “As Sapatilhas Mágicas”, peças teatrais com atores e artistas da cidade, além da beleza do seu teatro infantil, oficinas culturais e, não podendo faltar, inúmeros shows e apresentações em praça pública.
Os amantes da cultura precisam conhecer Cosmópolis.
Terra dos dinossauros
Um acervo extraordinário em um complexo de museus, verdadeiro “carro-chefe” dos recursos turísticos existentes na cidade de Monte Alto, palco de pesquisas acadêmicas premiadas Brasil a fora, está à espera da sua visita.
Monte Alto da música de seus talentos, da Orquestra, Banda Municipal, Camerata de Violões e tantos outros projetos ligados ao seu Conservatório.
É um Município de Interesse Turístico, como tal reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Localizada a 85 km de Araraquara, a cidade de Monte Alto tem bonitas serras, cenários encantadores, verdadeira cidade sonho.
É a Terra da Menina Izildinha, de uma fé popular que aquece corações de tão intensa e repleta de fervor.
Monte Alto aguarda a sua visita.
Montesina é atração
No Distrito de Aparecida do Monte Alto, é preciso conhecer o Santuário da Virgem de Montesina, obra-monumento iniciada em 1929, tendo anualmente milhares de visitantes, romeiros ou não.
O templo anterior, feito em taipa e assoalho, foi totalmente destruído em incêndio no ano de 1898, sendo que a imagem da Virgem foi encontrada intacta.
Hoje, o templo que ocupa todo um quarteirão, é objeto de belas fotos por parte dos seus visitantes, e é uma das atrações turísticas de Monte Alto e do seu povo gentil e acolhedor.
Está a 359 km da capital paulistana, entre Araraquara e São José do Rio Preto.
Vale a sua visita.
Para as Prefeituras
As prefeituras de cidades que desejam ser turísticas, bem como aquelas que já o são, devem cuidar dos seus “sites”.
Inicialmente, colocando uma “aba” com a palavra “Turismo” onde, uma vez clicada, abre um fecho de informações, tais como seus hotéis, restaurantes, barzinhos turísticos, lojas de souvenires, sorveterias, lugares para visitar, endereço de Agências de Turismo e de seus Guias ou Monitores de Turismo etc.
Não adianta servir-se da palavra “Turismo” e não cuidar dele.
Está na hora das prefeituras darem mais e melhor atenção às coisas do turismo local e, principalmente, aos seus Conselhos Municipais de Turismo, mais conhecidos como Comtur.
Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – dezembro/2023