Presépios preciosos
O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe até 7 de janeiro “A Tradição Paulista de Presépios”.
Trata-se de exposição abrangendo a diversidade de técnicas utilizadas na produção artesanal de presépios com diversos materiais, desde os tradicionais até os inovadores.
E, ainda, a maioria servindo de suporte para as representações do nascimento de Jesus, resultando em 23 conjuntos distintos ali expostos.
Considerando referida exposição ser feita em parceria com o Metrô/Cia. do Metropolitano de São Paulo, o ingresso é grátis para todos os usuários do Metrô.
O local da exposição é na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes.
Vale a sua visita.
A prática presepista
Os presépios remontam à atuação de missionários jesuítas e padres franciscanos na colonização e povoamento em São Paulo.
O padre jesuíta José de Anchieta, recém-chegado ao país, é mencionado por estudiosos como um dos pioneiros na confecção de pequenos presépios de barro com os indígenas.
Essa tradição, enraizada na herança portuguesa, encontrou no barro o suporte para sua plasticidade, consolidando-se ao longo dos séculos, especialmente no Vale do Paraíba paulista.
A atual exposição “Tradição Paulista de Presépios”, no Museu de Arte Sacra, conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos, proporcionando ao público uma experiência única e enriquecedora.
Visite. Você vai gostar.
Labutou, vai colher
Temos aconselhado e alertado as nossas cidades Interioranas sobre as suas potencialidades turísticas.
Temos incentivado a constituição de Conselhos Municipais com Lei correta, única alternativa inteligente para o progresso mais rápido.
A AMITur procura colaborar com os mesmos de todas as formas.
Agora, também o Conselho Estadual de Turismo colabora com trabalhos diários junto às prefeituras e junto aos
Conselhos Municipais de Turismo.
Pois bem.
Todos estão vendo que chegamos a um momento em que as viagens terrestres mais curtas estão sendo as preferidas.
Já se nota nos postos de pedágio um aumento significativo de viagens para o Interior do Estado.
Então, é chegada a “da onça beber água”.
É chegada a hora
É chegado o momento das cidades, após se prepararem e se cuidarem adequadamente, receberem os visitantes e começarem a colher os frutos dos trabalhos realizados.
O turista que gosta do Interior vai aumentar o número de suas viagens.
E, aqueles que desejam curtir a vida, certamente irão trocar seus destinos mais longínquos por outros bem mais próximos, no sempre atrativo e renovado Interior Paulista.
Inúmeras cidades se prepararam, não só para bem receber, como também para oferecer novidades em seus atrativos turísticos e, com isso, com certeza ganharão novos turistas potenciais e futuros “habitués”.
Àqueles que labutaram nos segmentos do Turismo em suas cidades, os nossos parabéns.
Agora, é chegada a hora de colher os frutos!
Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – dezembro 2023