Cavernas de Iporanga
Iporanga é o município brasileiro com o maior número de cavernas.
São 360 as catalogadas e estão numa região de preservação ambiental reconhecida pela Unesco.
Ao seu redor, 32 mil hectares de Mata Atlântica, praticamente virgem, proporcionam proximidade com a fauna e a flora nativa da região.
As grutas existentes oferecem vários níveis de desafio para o explorador.
Há aquelas que contam com rios e diversas câmaras e outras de formação mais simples.
Algumas possuem infraestrutura turística como escadas de madeira, pontes e sanitários.
Estando na Rodovia Castelo (SP-280), siga até a cidade de Tatuí, Itapetininga e Capão Bonito. Dali você segue para Apiaí e, depois, Iporanga.
Informe-se antes de ir e peça ajuda para um dos Guias credenciados locais. É só com eles que você vai aproveitar o passeio.
Segurança no turismo
Criada por sugestão do Conselho Estadual de Turismo, temos em nosso Estado a Divisão especializada de Atendimento ao Turista, mais conhecida como DEATUR.
Como o próprio nome diz, o foco é a proteção aos turistas, de maneira a sentirem-se bem e retornar outras vezes em nosso território.
Dado a sua importância, a AMITur convidou a sua principal Delegada Divisionária da DEATUR, a Dra. Fernanda Herbella, para proferir orientações no próximo Congresso do Turismo Paulista, nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Eventos São Luís.
Além dela divulgar como as cidades poderão se aproveitar dos referidos serviços, ela também ensinará como a segurança local ou regional poderá ser melhorada.
A apresentação tem ingresso gratuito e você pode se inscrever através do site www.amitur.org.br
O Comtur ideal
Durante o próximo Congresso do Turismo Paulista, dias 9 e 10 de agosto, um dos painéis vai contar como um Comtur pôde ter sucesso.
Você também ficará sabendo quais sãos as principais ferramentas para você transformar o seu Comtur mais atuante e produtivo.
Quem assim teve sucesso foi Michele Aparecida Silva Netto, ela é também jornalista especializada em turismo, presidente de Comtur, além de diretora consultiva da AMITur.
O painel sobre o assunto é totalmente gratuito e você pode se inscrever através do site www.amitur,org,br
Na foto: Michele Netto soube fazer um bom Comtur
Vinhos de São Miguel
Você precisa conhecer a cidade de São Miguel Arcanjo, bem como conhecer a Rota do Vinho existente naquele município.
A distância da capital é de 180 km, ou 85 km a partir de Sorocaba.
As estradas são ótimas e a cidade é simpática.
Dentre o seu potencial turístico destacam-se as boas vinícolas que formam a “Rota do Vinho” daquela região. As principais: Boa Vista, Bonjour, Leoni, Torre Alta, Monte Alto, Zafalon e Saint’Arcanjo.
Ainda algumas adegas e alambiques completam o setor.
São Miguel Arcanjo também é a porta de entrada do Parque Estadual Carlos Botelho, uma das nossas belas reservas cuidadas pela Fundação Florestal e do Parque do Zizo, um parque bem cuidado numa reserva particular de Patrimônio Natural.
O Departamento de Turismo da prefeitura de São Miguel Arcanjo dispõe de outras informações (15) 3279-4398.