Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Formosa Rifaina (SP)

Um dos mais charmosos municípios turísticos do Estado de São Paulo é Rifaina, a pouco mais de 100 km de Ribeirão Preto.

Perto de duas dezenas de hotéis e pousadas, além de vários restaurantes, dão total suporte aos turistas que ali vão para se deliciar com a cidade, com sua praia convidativa e com um povo generoso e acolhedor.

Cartão Postal de Rifaina (SP)

Uma das atrações é o Parque Abrão Bisco, homenagem a um dos melhores prefeito que conhecemos em nossos 53 anos de Conselho Estadual de Turismo.

Publicidade

Visite Rifaina.

Turismo em Botocatu (SP).

A cidade recebeu o título oficial de Município de Interesse Turístico, nome batizado pelo então deputado João Caramez.

Localiza-se a 237 km da capital por ótimas rodovias.

Pedra do Índio, em Botucatu (SP).

O turismo em Botucatu é composto por diversas belezas naturais, entre elas destacamos o trecho do Rio Tietê; a Fazenda Lageado onde fica localizado o Museu do Café; a Igreja de Rubião Júnior; as dezenas de Cascatas e Cachoeiras, entre elas a Cascata da Marta e a Cachoeira Pavuna; e, as formações geográficas.

A prefeitura dispõe de eficiente Secretaria de Turismo com todo apoio aos visitantes. (14) 3811-1490.

Cachoeira Dito Salú

É uma cachoeira para aqueles que gostam de adrenalina. Tem uma queda de 82 m, sendo ideal para a prática de rapel.

Tudo isso acompanhado de uma piscina de águas claras e rodeada por extensa área verde. A cidade é Barra do Turvo (SP), a 323 km da capital, na região do Vale do Ribeira, povoada inicialmente por jesuítas na metade do século XVII.

Cachoeira Dito Salú, em Barra do Turvo (SP).

Virou município em 1964, destacando-se na agricultura.

Hoje, a cidade é um encanto, oficialmente reconhecida como Município de Interesse Turístico, com duas Agências de Turismo locais oferecendo passeios inesquecíveis (15) 9.9766-9499.

Grassmann em São Simão (SP).

A cidade fica a 300 km da capital paulista e considerada a mais antiga da região. Tem edificações históricas, mas também oferece belas paisagens e prainha de água doce com areia natural.

A família Grassmann, de origem alemã, lá chegou em 1883 e uma de suas ações foi a fundação, em 1890, do Teatro que leva seu nome.

A casa da família, exemplar da arquitetura alemã, foi edificada em 1905, em tijolo no térreo e madeira no pavimento superior, e ali nasceu Marcelo Grassmann, vindo a ser famoso gravador, desenhista e artista gráfico de grande talento.

Museu Marcelo Grassmann, em São Simão (SP).

Com cerca de 150 herdeiros, eles acharam melhor doar a casa para o Estado instalar no local uma casa de cultura.

Hoje, lá está o Museu Marcelo Grassmann aguardando a sua visita e para você aproveitar a boa acolhida como são recebidos os visitantes na cidade de São Simão.

Lorena (SP)

A cidade fica no Vale do Paraíba a 190 km da capital. Hoje, o município aposta no turismo histórico-cultural através de seus suntuosos palacetes e vários monumentos históricos.

Lorena é forte no Turismo Religioso com suas belas catedrais e basílica. Mesmo com o seu desenvolvimento e crescimento, Lorena conserva a sua identidade com seus mais de 200 anos de emancipação.

Detalhe de uma praça em Lorena (SP).

Tem exuberância natural em suas belas paisagens, favorecendo os seus diversos roteiros rurais e roteiros ecológicos. Conheça Lorena, você vai gostar do bom acolhimento.

Mais informações (12) 3157-7665.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo