Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Golf Damha, São Carlos (SP)

Na cidade de São Carlos tem muito a ser visto por turistas. Além das boas visitas em cidades ao seu redor, na própria São Carlos o aproveitamento de passeios é altamente compensador.

A cidade deu-se ao luxo de aumentar os seus atrativos. E, um dos principais, sem dúvida, é o Clube de Golf Damha, projetado pelo golfista Ricardo Rossi. É bonito sob todos os ângulos.

Damha Golf Club, um requinte da cidade de São Carlos (SP). Foto: Divulgação

Lagos, pontes, árvores e jardins se integram harmoniosamente ao traçado do campo e, por isso, ganhou destaque internacional.

Publicidade

Visite São Carlos!

Trens Europeus

Pela Europa, viajar de trem é prático e confortável, principalmente para os turistas que preferem fazer o seu próprio programa.

Lá, os trens são rápidos, sempre pontuais, as partidas e chegadas são bem no centro de cada cidade e as estações possuem diversos outros serviços à disposição.

Os vagões são modernos e possuem confortáveis poltronas.

Eurostar, trens de Londres para 100 destinos em toda Europa. Foto: Divulgação

Têm compartimentos isolados para fumantes.

Há vagão leito e vagão restaurante.

Enfim, na Europa os trens são exatamente o contrário do que temos por aqui, sendo um dos motivos de dizerem que são do primeiro mundo.

Quando teremos isso “copiado” por aqui?

Nova Feira Acontece

A cidade de Agudos iniciou no último dia 8, nova “Feira de Artesanato”, evento que teremos, a partir de agora, uma vez por mês.

Será sempre aos sábados, das 17h às 22h, na Praça Tiradentes.

Feira de Artesanato de Agudos (SP). Foto: Divulgação

A Feira contará com artesanato, gastronomia e produtos orgânicos, entre outros.

Vale lembrar que já vem acontecendo, no mesmo local, todos os sábados pela manhã, o que chamam de “Feira da Praça”.

Agora, uma vez por mês, o local também receberá a nova feira noturna, na intenção de ampliar a oferta de produtos aos visitantes e de garantir mais espaço aos empreendedores.

Penápolis (SP)

Localizada na região de São José do Rio Preto, temos a cidade de Penápolis, originada de uma doação de 100 alqueires de terra aos frades Capuchinhos, em 1907.

Um ano depois os frades se instalaram numa casa provisória, de tábuas, enquanto faziam a casa definitiva e uma escola de primeiras letras (com matrícula de 12 alunos).

A primeira casa hoje é o Museu da cidade.

Festival Paraolímpico em Penápolis (SP). Foto Prefeitura. Foto: Divulgação

Temos, agora, também o Museu do Folclore com acervo de peças coletadas pelos Estados do Brasil.

Neste mês de outubro, Penápolis comemora 114 anos de fundação, com a sua boa Prefeitura realizando a primeira “Festa dos Imigrantes”, em sua praça principal.

Recentemente, foi sede, pela segunda vez, do “Festival Paraolímpico” promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Penápolis, onde a história é preservada.

São Miguel Arcanjo (SP)

Eis uma cidade da região administrativa sorocabana, incrustada na Serra de Paranapiacaba e encostada nos encantos da Mata Atlântica, com um povo muito acolhedor e uma administração municipal laboriosa.

Quem visita São Miguel Arcanjo pode perceber o seu grande potencial turístico, ainda a ser mais bem explorado, a começar pelo Parque Estadual Carlos Botelho, passando pelo Parque do Zico, por uma inusitada Biblioteca japonesa e, até, por suas Festas e Festivais.

Em São Miguel Arcanjo (SP) os visitantes se deliciam em meio aos parreirais. Foto: Divulgação

De dois títulos eles são donos: Capital da Uva Itália e Capital Mundial das Uvas Finas, com suas inúmeras e apreciáveis vinícolas.

Visite São Miguel Arcanjo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo