Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto
Nova presidência na AMITESP
Dia 10 de dezembro, em dependência preparada pela AMITESP, tivemos a eleição do seu novo presidente para a gestão 2025-2026.
Foi eleito José Basílio de Faria, atual prefeito de Santa Clara d’Oeste, a cidade que oferece o excelente Resort Grandes Lagos e seu deslumbrante Parque Aquático, na região noroeste do Estado paulista.
Com elevada presença de associados, registre-se a presença do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, ele que já se revelou como excelente promotor do Turismo Paulista.
A associação
A Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, apesar de ter apenas oito anos de atividade, já se tornou grande no quadro associativo e na sua importância.
Seu novo presidente é o tipo do prefeito que adotou o turismo para o crescimento do seu município o que, aliás, já vem ocorrendo com a obtenção de bons resultados.
A chapa de nome “Juntos somos mais Fortes” nos mostra que toda a sua Diretoria e o seu Conselho Fiscal são compostos por prefeitos comprometidos com os frutos do Turismo em suas cidades respectivas.
O novo time
A Diretoria da AMITESP também é composta por: vice-presidente Araldo Todesco; diretor-secretário Edson José Marcusso; e diretor-tesoureiro Fabiano de Mello Belentani.
No Conselho Fiscal temos, agora, Elias Rodrigues de Paula; Walid Ali Jamid; e, Alceu Antônio Mazzieiro.
Suplentes do Conselho Fiscal são: Sheila Maria Gonçalves de Oliveira, José Alberto Gimenez e Fábio Vinicius Polidoro.
Parabéns aos eleitos!
Parque das Neblinas
Certamente, uma extraordinária experiência em meio à natureza é o mínimo que você obtém visitando o Parque das Neblinas.
Trata-se de uma reserva de uso sustentável pertencente à ‘Suzano Papel e Celulose’, onde são desenvolvidas atividades de visitação, educação ambiental, pesquisa científica, manejo florestal, e outras.
São 6.100 hectares geridos pelo ‘Instituto Ecofuturo’, e localizados entre Mogi das Cruzes e Bertioga.
Abriga mais de 1400 espécies da biodiversidade e ainda conserva a bacia do rio Itatinga.
A vista da Trilha do Mirante é sensacional!
Trilhas e gastronomia
O Centro de visitantes no Parque das Neblinas é ideal para reuniões de até 50 pessoas.
Há uma área para camping com estrutura de baixo impacto ambiental.
E você pode caminhar por trilhas autoguiadas.
São 5 trajetos que variam de 30 minutos a 4 horas.
Você pode igualmente desfrutar o arvorismo em atrativas passarelas suspensas.
A gastronomia no Parque das Neblinas tem um toque muito especial, pois o cardápio, desenvolvido por uma empresa local, inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica como o cambuci e frutos da palmeira Juçara.
texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – dezembro/2024