Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Ecoturismo em Cânions

Você precisa conhecer a Região Turística dos Cânions Paulista.

Ela fica entre os Estados de São Paulo e Paraná, e é onde temos três biomas, quais sejam: Mata Atlântica, Cerrado e Pampas.

Região Turística Cânions Paulista

São paredões rochosos por quase 260 km, feitos pela ação do tempo, numa cota de 1.200m.

Você pode se programar para um fim de semana prolongado ou, então, aproveitar umas férias para conhecer com calma tanta beleza natural com muita aventura.

Evidentemente, sempre com Guia autorizado acompanhante.

Cânion Pirituba

Localiza-se entre as cidades de Itararé (a 38km) e Itapeva (a 41km), mais precisamente no município de Bom Sucesso de itararé, a 28 km do seu centro.

Cânion Pirituba (SP) foto Viagens e Caminhos

Com pequenas árvores na parte superior rochosa, passa a ter grandes árvores no fundo do cânion, por onde passa o rio Pirituba.

Os enormes paredões de 150m são em arenito, e a caminhada até o seu alto é considerada fácil, sem problema, oferecendo panorama encantador e fora de série.

Dali você observa a cachoeira da Invernada, a Cachoeira do Palmito Mole e a Cachoeira das Três Quedas.

Cânion Itanguá

A cidade de Bom Sucesso de Itararé tem outra atração no que diz respeito ao assunto, qual seja o Cânion Itanguá, considerado verdadeira joia.

Os Cânions sempre nos surpreendem

Do seu alto, no ‘Mirante do Estreito’ a vista dessa formação rochosa é surpreendente. Mas, tem ainda o ‘Mirante da Borda’.

As flores silvestres contrastam com o cenário árido do lugar, sem contar com a vista, sempre magnífica.

O Cânion Itanguá é um dos mais raros, pois começando ali, a sua extensão segue até os confins do Brasil e, mudando de nome, como é o caso de se chamar Guartelá no Paraná.

Serra do Capote

Não é um Canion, porém tem uma vista tão deslumbrante como se fosse. Situa-se no município de Ribeirão Branco.

Está entre as maiores elevações do sudoeste paulista, com seu pico de 1.112 metros de altitude, podendo ser avistado de diferentes pontos da região.

Serra do Capote, em ribeirão Branco (SP). Foto: Prefeitura

A subida não é muito fácil, e até o seu topo são mais de 8 km de percurso em meio a uma fauna e uma flora ímpares e, quando lá em cima, o panorama é deslumbrante.

Anos atrás, teve comentários de que óvnis teriam sido vistos nessa Serra do Capote, tendo despertado enorme curiosidade em toda a região.

Nunca ande por esses locais sem estar acompanhado por um Guia local, devidamente autorizado.

Viaje pelo interior paulista

Não arrisque as suas férias nem complique as suas coronárias.

Nestas férias de verão e, principalmente, nos feriados de Natal e Ano Novo, você deve pegar a sua mala e ir desfrutar as delícias do Interior ou Litoral do Estado de São Paulo.

Férias, abençoada

Centenas de cidades estão “dando sopa” com excelentes condições de bem receber você e a sua família.

Em muitas cidades interioranas ou praianas você se surpreenderá com tão boas festividades, tanto no Natal como no Reveillon.

Muitas cidades possuem clubes sociais de alta categoria que realizam bailes espetaculares, absolutamente familiares, e onde você poderá ter uma boa ceia entre boas companhias.

texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – dezembro/2024

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo