Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto
Férias em Socorro
Próxima à capital paulistana, a pequena cidade de Socorro, portal do Circuito das Águas Paulista, é o destino completo para toda família, para todas as idades e para todo tipo de viajante.
Longe de ser uma cidade pacata do interior, Socorro oferece roteiros turísticos para os mais afoitos em adrenalina ou àqueles que preferem se energizar com o frescor das montanhas.
Rodeada pela Serra da Mantiqueira. e por uma exuberante natureza. é ideal para a realização de ecoturismo, já que a cidade possui diversas cachoeiras e trilhas.
Beleza natural não falta. Para todo canto que se olha, há um suspiro contemplativo, cujos morros e montanhas acolhem o visitante que chega.
Mais informações com Maria Helena (11) 9-8892-3563.
Cenários deslumbrantes
A cidade paulista de Socorro, apenas a 134 km da capital, é farta em mirantes, e proporciona cenários deslumbrantes e apaixonados.
O Mirante do Cristo Redentor, próximo ao centro, está a 930 m de altitude e de onde se tem uma vista de 360 graus da cidade.
No local há uma infraestrutura para o visitante com café, lojas e parquinho para crianças.
Por sua vez, o Mirante Pedra da Bela Vista, com 1.250m de altitude, proporciona um dos mais belos pôr do sol da região.
Outra atração é o Pico da Cascavel, a 1.200m, além da bela paisagem é o local indicado para saltos de asa delta e paraglider.
Mais informações com Maria Helena (11) 9-8892-3563.
Turismo rural ao seu alcance
Perto de São Paulo e a caminho de Campinas, temos a cidade de Indaiatuba.
É onde encontramos ótimas opções para um bom Turismo Rural.
Você pode fazer passeios rurais, caminhada ecológica, visitar propriedade rural, um ‘tour’ cultural no ambiente e pode ser só para você e sua família, ou pode também ser para um grande grupo.
O atendimento é dos melhores administrado pela técnica Maria Rosa, especializada em atrativos no meio rural e, ainda, organizadora de outras excursões turísticas.
Mais informações: (19) 9-9472-4486.
Turismo no litoral
Amigos nossos manifestam preocupação pela falta de excursões para o nosso litoral. Tais excursões entendem-se através de ônibus de turismo.
Este é um assunto que precisa ser repensado.
Há muitos anos atrás, essas excursões eram corriqueiras.
Muitas cidades cresceram com os paulistanos comprando apartamentos ou casas que conheceram durante as excursões rodoviárias em que participavam.
Mas, houve abusos descabidos por parte de várias excursões feitas por empresas sem gabarito e, até, por ônibus que nem de empresas eram.
Às vezes, um bando de bêbados chegava às praias para bagunça geral, sujeira total, educação nenhuma.
Como resultado nós tivemos uma proibição quase total da entrada de ônibus no litoral.
A história é outra
A época agora é outra. Há cidade e hotéis que estão precisando de excursões.
Há mais consciência e mais policiamento. Hoje há meios de “peneirar” quais empresas poderão ou não adentrar nas cidades.
As cidades, ou o seu consórcio, poderiam credenciar as Agências de Turismo e Transportadoras Turísticas cadastradas no Ministério sabedores de honrar as regras que vierem a ser estabelecidas.
As empresas de Turismo de gabarito também não querem turistas que causem problemas.
Assim, não vamos punir os justos pelos feitos dos pecadores!
É aconselhável que o assunto seja repensado.
Cada cidade até pode ter as suas condições com alguma diferença.
Porém, todas elas precisam incentivar um volume maior de turistas e, um dos bons filões a ser aproveitado é o Turismo Rodoviário.
texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – novembro/2024