Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Nos passos do café

Eis um roteiro turístico batizado com o nome de “Nos Passos do Café”, idealizado por Sandra Whitaker, conta a história do café na cidade de Espírito Santo do Pinhal.

A cidade dista apenas 190km da capital, e tem a sua história vista através do seu patrimônio histórico, com dezenas de pontos de visitação incluindo o seu belo ‘Theatro Avenida’.

Theatro Avenida, em Espírito Santo do Pinhal.

Inicialmente projetado no estilo ‘politeama’ e para várias atividades, o teatro foi abandonado e ficou fechado por dois anos para, em 1982, ser comprado por sua Prefeitura, a qual fez apurada reforma deixando-o com belíssima aparência.

Publicidade

Os demais prédios do roteiro “Nos Passos do Café” são de arquitetura que merecem ser admiradas, como é caso de uma residência construída na década de 1870 ocupando meio quarteirão, ricamente ornamentada em alto relevo, remetendo a diversos estilos arquitetônicos nos detalhes dos seus adornos.
Visite Espírito Santo do Pinhal.

Inverno d’Itália, coffee

A cidade de Espírito Santo do Pinhal, uma das primeiras 14 cidades a receber aprovação do Grupo Técnico de Análise e, por isso, vindo a receber o título de ‘Município de Interesse Turístico’, tem a sua história iniciada em 1849 desenvolvendo-se com o café.

Hoje, a cidade é nome respeitado além-fronteiras,

Tem dezenas de escritórios de café, vários armazéns, indústria de máquinas beneficiadoras que são exportadas para uns 90 países, e se destaca na produção de cafés finos.

Nada mais lógico de, numa cidade com esse histórico, terem criado uma cafeteria especial.

É a “Inverno D’Itália Coffee”, uma cafeteria inovadora e com alta qualidade em diversos tipos de cafés, chocolates, cappuccinos, frozens, além do costumeiro bom atendimento, tudo em um ambiente descontraído e aconchegante.

Quando naquela cidade, vá provar essas delícias.

As festas de Palmeira d’Oeste

Bem a noroeste do Estado paulista, a 621 km da capital, encontramos uma simpática cidade emancipada em 1958.

É a quarta cidade do nosso Estado que mais produz uvas.

Palmeira d’Oeste numa das edições do Salão São Paulo do Turismo.

Mas é das primeiras com as suas diversas festas, destacando-se a Festa da Uva, com umas 400 mil pessoas neste ano, quando deu início às comemorações dos 150 anos da chegada naquela região dos imigrantes italianos.

Para vocês terem ideia dessa festa, na edição deste ano foram distribuídas aos seus visitantes cerca de 120 toneladas de uvas.

E já se fala na Festa da Colheita em fevereiro/março de 2025.

Visite Palmeira d’Oeste, a capital regional da Uva.

Fibranana

Como o nome sugere, nos referimos à palha da bananeira.

Quando usada por mãos hábeis resultam em belos trabalhos artísticos.

E o resultado é uma excelente qualidade em bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa, tapetes, cúpulas de abajur e almofadas.

É agradável curtir as praças de Peruíbe.

Este é um dos atrativos para os turistas que visitam a cidade de Peruíbe, em nosso Litoral Sul.

Outro atrativo da cidade é a “Praça Redonda” ótima opção para passeios noturnos, com muitas lojas de variedades e uma praça de alimentação. A beleza que a natureza ali emoldurou espera por você.

Você curtirá melhor todos os recantos bonitos de Peruíbe se usar os serviços das Agências locais: “Na Trilha da Juréia” (13) 3455-7748 ou a “Eco Adventure” (13) 3457-9390.

São as nossas recomendações.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – agosto/2024

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo