Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Pico do Tira Chapéu

A 2.088 metros de altura você, certamente, vai se sentir o dono do mundo.

Principalmente, se você estiver na Serra da Bocaina com as suas vistas estupendas.

Pico ‘Tira Chapéu’, Serra da Bocaina-SP

Periodicamente, esses passeios são programados por Agência de Turismo local, mas você pode consultá-los através do seu próprio Agente de Viagens.

Publicidade

Poderá ver a data da sua conveniência, ou até conhecer outros passeios na mesma região, ciceroneado por especialistas de alto gabarito.

Várias Agências de Receptivo à disposição em São José do Barreiro.

Rota da Cerâmica

É uma região linda e pouco conhecida.

Ainda há o que fazer em sua infraestrutura, até porque se trata da região que sempre foi pouco lembrada pelos governos e pelos investidores.

No entanto, entre o muito que se tem para ver, temos a destacar a “Rota da Cerâmica” envolvendo cidades do Alto Vale do Ribeira (ou a região das nossas mais belas cavernas).

A Rota da Cerâmica em Apiaí-SP

Você precisa visitar as oficinas de produção ceramista e acompanhar a confecção das peças, presenciar a queima e abertura dos fornos e comprá-las diretamente dos próprios grupos produtivos.

O roteiro de visitas começa na Casa do Artesão em Apiaí e leva você para os grupos ceramistas: ‘Arte nas Mãos’, ‘Ceramistas de Itaoca’, ‘Mestras do Encapoeirado’ e ‘Ceramistas de Barra do Chapéu’.

Venha viver esta experiência única, emoldurada pela exuberante Mata Atlântica de invejável beleza.

Mestras do encapoeirado

As ‘Mestras do Encapoeirado’ (nome de um bairro) carregam consigo uma grande memória de quando aprenderam, com a Mestra Custódia,o ‘Jesus da Cruz’ na arte da cerâmica.

A arte ensinada por Mestra Custódia, Apiaí-SP

Era uma época na qual faziam as peças para uso próprio, apenas para beber aquela água fresquinha da moringa ou comer aquelas gostosas comidas feitas nas panelas de barro.

A pintura, a partir de outros tons de argila, é feita com os dedos, dando uma aparência rústica às peças, e foi assim que aprenderam com os seus antepassados e continuam a fazer atualmente.

Arte nas mãos, em Apiaí

As mulheres ceramistas do grupo ‘Arte nas Mãos’, em Apiaí, sempre sonharam em viver do artesanato e de fazer com que a tradição da cerâmica artesanal não desapareça da região.

Foi com a produção de lindas peças que tudo se tornou realidade e hoje incentivam os jovens à produção e levando as suas peças em distribuição por todo o Brasil.

Grupo ceramista ‘Arte nas Mãos’, de Apiaí-SP

A cidade de Apiaí é conhecida pelo artesanato em argila de tradição, onde peças são produzidas de cerâmica de alta qualidade, desde utilitárias até as artísticas.

Ademais, Apiaí detém 42% da argila dentro do Estado de São Paulo, cujo barro aguenta temperaturas de até 1200ºC.

Capricho em Barra do Chapéu

A cidade de Barra do Chapéu está a 24 km da cidade de Apiaí.

Vários núcleos familiares de produção de cerâmica estão em Barra do Chapéu, onde as famílias se unem em um grande grupo de artesãos na fabricação de peças decorativas e utilitárias, sempre feitas com muito capricho e criatividade.

Cerâmicas da Ponte Alta, em Barra do Chapéu-SP

No bairro da Ponta Alta, o artesanato de cerâmica é feito de forma rudimentar, com o preparo do barro feito com as mãos e, com isso, se insere na “Rota da Cerâmica’.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo