No dia Nacional de Combate ao Fumo, Secretaria da Saúde divulga uma série de recomendações contra o Tabagismo
Em todo o território nacional, é celebrado nesta terça-feira, dia 29, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, um dos hábitos mais nocivos à saúde humana, que ainda é bastante comum entre a população. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Capivari divulgou uma série de recomendações para as pessoas que buscam largar os hábitos tabagistas, além dos benefícios que, parar de fumar, podem trazer à Saúde.
O Tabagismo é causado pela dependência física da nicotina, componente presente nos cigarros que são comercializados.
Essa substância, além de contribuir para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, o fumo também está associado a doenças crônicas e diversas enfermidades no corpo humano, tais como problemas crônicos na saúde bucal, garganta e pulmões, em função do contato direto com as substâncias químicas presentes no cigarro.
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, a exposição contínua destas substâncias, podem levar ao câncer de boca, que está entre os 10 tipos de cânceres mais frequentes na população brasileira.
A cada 10 casos, nove estão relacionados ao uso excessivo de cigarro ou do álcool, que podem aumentar em até 141 vezes a possibilidade de contrair câncer. Outro problema de saúde que pode ser atribuído a esses hábitos, é a doença periodontal, que se trata de uma infecção na gengiva e do osso ao redor da arcada dentária, que causam a perda dos dentes.
Os fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver essa doença, além do insucesso no tratamento, já que o tabagismo interfere no processo de cicatrização da gengiva. Mau hálito, alteração do paladar e a pigmentação dos dentes em cor marrom, também podem ser causados pelo Tabagismo.
Como benefício, a Secretaria divulga alterações na saúde que logo se tornam visíveis, uma vez que o vício em cigarro é abandonado, tais como queda na frequência cardíaca e pressão arterial, normalização do nível de monóxido de carbono no sangue, melhoria da circulação sanguínea e aumento da função pulmonar, diminuição de tosse e falta de ar, diminuição pela metade no risco de doença cardíaca coronária e a longo prazo, reduz também, o risco de derrames cerebrais e câncer em órgãos vitais.
Para mais informações sobre campanhas futuras e exames oferecidos pela Secretaria da Saúde, a pasta atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.