Na semana do Dia Nacional da Vacinação e do Dia do Médico, Secretaria de Saúde divulga uma série de orientações
Na última segunda, dia 17, foi celebrado o Dia Nacional da Vacinação, data importante para reforçar a importância dos imunizantes do cronograma vacinal de cada pessoa, no objetivo de controle de epidemias de diversas doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulgou uma série de recomendações à população.
Os imunizantes aplicados na população durante os primeiros anos de vida, são as principais responsáveis pela erradicação e controle de uma série de doenças, tais como a Varíola, Caxumba, Rubéola, Sarampo, Meningite, Tétano e, mais recentemente, a Covid-19.
A medida foi possível graças a anos de estudos de diversos médicos ao redor do mundo, classe profissional que também teve seu dia celebrado nesta terça-feira, dia 18.
O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo o suporte e as indicações adequadas para que haja a cura.
É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.
Em Capivari os médicos atuam na Atenção Básica e prestam serviço em setores de Especialidades e atendimentos específicos nos setores relacionados à Saúde Mental (Ambulatório da Saúde Mental, CAPS II, CAPS AD), Ambulatório IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis e também no Programa de Diagnóstico Oncológico – DION, novidade da pasta para viabilizar as próximas ações para quem for diagnosticado com a doença.
Atualmente, tanto a Campanha contra a Poliomelite quanto a Campanha Multivacinação foram prorrogadas até o dia 31 de outubro, procurando atender crianças, adolescentes e adultos que estão com a carteirinha de vacinação incompleta.
Além disso, a Campanha contra a Gripe segue acontecendo até que as últimas doses disponíveis sejam aplicadas.
Contra a Covid-19, o município está imunizando crianças de 3 e 4 anos de idade, além de oferecer a quarta doce para pessoas de 30 anos ou mais.
Ainda de acordo com a pasta, a vacinação protege não só quem é vacinado, mas também aqueles que não desenvolvem a imunidade contra determinados tipos de vírus. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar.
Para mais informações, a Vigilância Epidemiológica atende presencialmente na avenida do Carmo, 60, bairro Vila Cardoso, ou então através do telefone (19) 3492-7326.