Após o mutirão oftalmológico realizado no último sábado (26), no salão da Paróquia Sagrada Família, em Piracicaba, 102 crianças e adolescentes da cidade receberão óculos ou cuidados médicos gratuitos. A ação social atendeu 293 meninos e meninas de 6 a 15 anos.
Desse total, 78 precisarão usar lentes corretivas e 22 terão acompanhamento especializado, além de dois casos de catarata congênita que necessitam de cirurgias urgentes.
O mutirão foi resultado de uma parceria entre Projeto Olhar Sempre, Hospital de Olhos de Piracicaba, Exército de Formiguinhas e Diocese de Piracicaba.
Durante o sábado, foram atendidos principalmente moradores dos bairros Mario Dedini, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Industrial, além das comunidades Frederico e União. Mas famílias de crianças e adolescentes de outras regiões da cidade também procuraram o atendimento gratuito.
Dos 293 atendidos, 115 tiveram diagnóstico de visão normal e não precisarão de acompanhamento, segundo a coordenadora do Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz.
“A equipe estava preparada para receber até 500 crianças e adolescentes, mas o resultado do mutirão foi muito positivo, principalmente para aqueles que estão sendo beneficiados com a ação”, disse ela.
“Os meninos e meninas que receberão óculos ou acompanhamento médico poderão ter um melhor desempenho escolar.
Acreditamos que, com isso, terão também mais chances de uma vida melhor agora e no futuro.
Estar ao lado daqueles que necessitam também deve ser algo que nos move no dia a dia como Igreja”, comentou o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca.
A próxima etapa será a entrega dos óculos para aqueles que tiveram a necessidade constatada pelos médicos do Hospital de Olhos.
O evento já tem data e local previstos: dia 23 de abril, também na Paróquia Sagrada Família. Como o projeto tem caráter exclusivamente social, não há cobranças ou venda de produtos. Os óculos e os tratamentos oftalmológicos necessários são oferecidos gratuitamente.