16/06/2014
Microempreendedores individuais começam a receber boleto via Correios este mês
MEIs devem atualizar cadastro para não precisarem mais imprimir as guias
CAPIVARI – A partir deste mês, quase um milhão de microempreendedores individuais (MEIs) do estado de São Paulo começam a receber, via Correios, o boleto de cobrança mensal no endereço cadastrado. Com isso, não precisarão mais imprimir as guias pela internet.
O objetivo da ação desenvolvida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa é diminuir o índice de inadimplência em todo o país, que chega a quase 60%, segundo dados da Receita Federal. De acordo com o Sebrae-SP, o envio dos boletos será uma ação importante para a queda da inadimplência, já que nem todos os cadastrados têm acesso à internet para a impressão das guias.
“Mas para que os microempreendedores individuais recebam de forma correta os boletos é fundamental que estejam com os dados cadastrais atualizados no Portal do Empreendedor”, alerta o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni.
A categoria de microempreendedor individual engloba profissões como costureira, pintor, cabeleireira, manicure, pipoqueiro, entre outras. O endereço do Portal do Empreendedor para a atualização cadastral dos MEIs é www.portaldoempreendedor.gov.br.
Atenção para os boletos falsos
Com o início da emissão dos boletos via Correios, associações e entidades fantasmas podem aproveitar a oportunidade para enviarem boletos falsos, o chamado “golpe do boleto”.
O Sebrae-SP alerta sobre a ação de golpistas e recomenda que antes de efetuar o pagamento de um boleto desconhecido, procure o Sebrae ou um contador. “Essas entidades fantasmas ganham dinheiro na desinformação dos empreendedores. Após cair no golpe e realizar o pagamento, o empresário dificilmente terá o dinheiro de volta”, afirma Hussni.
Para quem está com dúvidas sobre a cobrança, o Sebrae-SP mantém um serviço de atendimento gratuito pelo 0800-570-0800, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Quem preferir pode ir pessoalmente ao Escritório Regional do Sebrae-SP, em Piracicaba, na Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende, ou telefonar para (19) 3434-0600.
Envelopes
No envelope enviado para o MEI é importante verificar o brasão do Governo Federal na frente e observar o remetente “Secretaria da Micro e Pequena Empresa” no verso. Ao abrir o envelope é possível ler a carta de apresentação do Carnê da Cidadania do MEI. Vale lembrar que débitos anteriores à competência de maio de 2014 (vencimento em junho) não estão contemplados neste carnê. Eles precisam ser impressos no Portal do Empreendedor.
Quem pode ser MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é classificado como a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.