08/09/2014
Meio Ambiente resgata saruê atropelado
Animal apresentava ferimentos no focinho e mandíbula deslocada; após os primeiros atendimentos, Diretoria acionou a Polícia Ambiental de Americana
CAPIVARI – Na sexta-feira, 29, a Diretoria de Meio Ambiente resgatou um saruê que havia sido atropelado próximo à área verde do bairro Pitangueiras. O animal apresentava ferimentos no focinho e mandíbula deslocada. A bióloga Lorena Sério de Quadros e o estudante de Biologia Guilherme Campos Pagotto realizaram os primeiros atendimentos na própria Diretoria. Em seguida, a Polícia Ambiental de Americana foi acionada para encaminhá-lo aos cuidados veterinários especializados.
Sobre o animal
O saruê é um animal marsupial (possui marsúpio, estrutura que abriga os filhotes pequenos, semelhante aos cangurus) e pode ser encontrado em vida livre nas cidades, principalmente durante a primavera. Habita áreas verdes e arborizadas, tem comportamento solitário, arbóreo e terrestre. Sua alimentação é variada, constituída de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e frutas. A crescente fragmentação dos remanescentes de mata nos arredores das cidades causa a aproximação destes animais às áreas urbanas.
Aos motoristas, alerta-se que é preciso tomar extremo cuidado com animais silvestres e domésticos que estão nas ruas. Ainda em setembro, a Polícia Ambiental de Americana foi acionada para resgatar uma saracura (ave semiaquática) que também foi atropelada.