Capivari

Meio Ambiente lança Campanha Cidadão Consciente e Fiscalizador

Para que seja aplicada multa é necessário o flagrante (Imagem ilustrativa)

A Prefeitura de Capivari, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, lança a Campanha Cidadão Consciente e Fiscalizador. O principal objetivo é conscientizar a população e torná-la fiscalizadora de descarte irregular de resíduos sólidos, bem como apresentar os danos que estas ações podem causar ao meio ambiente e principalmente à saúde pública.

“O descarte irregular é considerado um dos maiores problemas da atualidade e é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente. São resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão, seja em áreas verdes, ruas, praças e outros lugares, pode ser compreendido como um comportamento antissocial, delituoso e completamente desrespeitoso ao meio ambiente e à sociedade, caracterizando-se como um grande problema social”, ressaltou a diretora de Meio Ambiente e engenheira ambiental, Natália Sampaio.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, ações como esta fazem toda a diferença para o município. “Esta campanha vem para auxiliar na conscientização dos munícipes a fazerem o descarte correto dos resíduos sólidos. Para isso, a Prefeitura de Capivari disponibiliza a coleta de lixo e os Ecopontos para que esse descarte pode ser realizado assim como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entretanto, cabe à população compreender a importância do seu apoio para que o meio ambiente não seja agredido, além de desenvolvermos uma cidade muito mais limpa”, finaliza.

Ações
Como parte da campanha será realizada divulgação por meio das redes sociais e demais meios de comunicação sobre a importância do descarte adequado de resíduos, bem como os meios que a Prefeitura oferece para isso.

Além disso, será desenvolvido um Programa de Educação Ambiental junto aos demais departamentos da Prefeitura, tanto para conscientização do descarte correto dos resíduos sólidos como para diminuição na utilização de copinhos plásticos, folhas sulfite, energia, entre outros.

Já a Diretoria de Meio Ambiente intensificou o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental, inclusive em regime de plantão.

Denúncia
Para que seja aplicada multa é necessário o flagrante. Para isto, a população tem à disposição para denúncia o telefone 0800 771 3365 da Ouvidoria Municipal que atende em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora deste horário, pode-se entrar em contato com a Guarda Municipal pelo 153 ou 3492-1311.

Caso não tenha a possibilidade de denunciar para o flagrante, o cidadão poderá encaminhar vídeo ou foto que identifique o infrator, mostrando a placa do carro que realizou o descarte e quando possível, o endereço do mesmo. Essas imagens e dados podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

É importante frisar que todas as denúncias, por qualquer meio, serão mantidas em absoluto sigilo. Todo cidadão deve exercer seu direito de cidadania e cuidar do meio ambiente é um dever de todos.

Colabore. Mantenha a cidade limpa. Denuncie!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?