21/07/2017
Massa de ar frio invade o Estado
Uma massa de ar polar frio e seca atingiu o estado de São Paulo nesta semana causando quedas de temperatura durante o dia em quase todas as cidades da região. De acordo com o agrometereologista, Paulo Sentelhas, isso acontece porque na transição da passagem da frente fria, atrás do sistema frontal vem a massa de ar polar que causa ventos de maior intensidade, fazendo com que a sensação térmica fique ainda mais baixas que as temperaturas reais.
Na Capital Paulista, a tarde de terça, 18, foi a segunda mais fria desde 2004, com registros de 10,2°C. Em Mirante de Santana/SP, de acordo com o INMET, na última quarta-feira, 19, os termômetros registraram apenas 7,9°C, a menor temperatura desde 14 de junho de 2016, quando foi marcado 7,0°C. No mesmo dia, Barra do Turvo/SP teve a mínima de -1,4°C. Em Capivari e Rafard, a temperatura mínima registrada foi de 8°C.
Segundo o INMET, ao menos até domingo, 23, as baixas temperaturas devem persistir, embora devam aumentar gradativamente. Nesta sexta-feira, 21, a previsão é de menos nebulosidade.
Estiagem
O clima gelado nos últimos dias e a massa de ar fria e seca tem trazido más consequências na região. Em Capivari, por exemplo, há 37 dias não chove. Da última vez, foi registrado um volume de 9,90 milímetros.
Para piorar, segundo Júlio Capóssoli, diretor da Defesa Civil de Capivari, o tempo deve permanecer assim, pois não há previsão de chuva para os próximos 20 dias. O Rio Capivari foi afetado com a seca e está com nível abaixo de 50 centímetros, sendo que o normal é 80 cm.
Capóssoli recomenda que a população evite a prática de atividades físicas ao ar livre entre 11h e 16 h, horário também em que deve se evitar exposição ao sol. É ideal o consumo de ao menos dois litros de líquidos como sucos naturais, água mineral e água de coco por dia, por pessoa.