ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

Mário Freguglia – Padre

Mário Freguglia – Monsenhor. Nasceu em Capivari (SP) no dia 8 de janeiro de 1934. Filho de José Freguglia e Eliza Freguglia. Foi ordenado diácono por Dom Aníger Francisco de Maria Mellilo na Catedral de Santo Antônio, em 15 de junho de 1974; duas semanas depois, no dia 29, foi ordenado sacerdote, também por Dom Aníger, na matriz da Paróquia São João Batista, em Capivari, onde, no dia seguinte, celebrou a primeira missa.

Foi vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio (Catedral) e da Paróquia Santa Teresinha, em Piracicaba. Em julho de 1979, tomou posse como primeiro pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Santa Bárbara D’Oeste.

Em fevereiro de 1988, transferiu-se para a Paróquia Santa Bárbara, para auxiliar o pároco, seu irmão Padre Victório Freguglia, que estava bastante enfermo.

Publicidade
Mário Freguglia - Padre
Mário Freguglia – Padre

Com a morte do irmão (11 de novembro de 1993), continuou à frente da paróquia e, em janeiro de 1994, assumiu como pároco, ofício que desempenhou até 2003; depois continuou exercendo seu ministério na paróquia como vigário-paroquial.

Leia também:

  1. Geni Antunes Capóssoli
  2. Mário Costa Novo
  3. Marino Dal Fabbro

Faleceu no dia 11 de julho de 2009, no Hospital Unimed de Americana, com 75 anos de idade e 35 de ministério sacerdotal. Foi velado na matriz da Paróquia Santa Bárbara e, após missa de corpo presente, foi trasladado para o cemitério de Capivari, onde foi sepultado em jazigo da família.

Padre Mário era de uma família de dez irmãos, dos quais seis seguiram a vida sacerdotal e religiosa. Ele e Padre Victório foram padres diocesanos; o irmão Frei Luiz Freguglia, frade capuchinho; e três irmãs tornaram-se religiosas da congregação das Missionárias de Jesus Crucificado.

Fonte: Arquidiocese de Piracicaba e O Organizador

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo